Em cerimônia de retomada do ano letivo, Governo de Goiás entrega nova sede de escola em Goianira

Evento contou com as presenças do governador Ronaldo Caiado e da secretária de Educação, Fátima Gavioli

Quando o jovem Rhuan Sousa Silva realizou sua matrícula no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Lázara de Fátima e Flores Silva, em Goianira, a unidade escolar funcionava no prédio cedido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego). Nesta terça-feira (01º/08), quase três anos depois, o estudante teve a oportunidade de acompanhar a inauguração da sede própria da escola.

“Quando nós estávamos no antigo prédio, eles falavam que esse seria um dos melhores colégios que se ia ter em Goianira. E realmente esse está sendo um dos melhores. Ele está oferecendo bastante inovação, tecnologia. Eu nem tenho muitas palavras para descrever o quão gratificante é receber esse colégio”, relata o estudante.

O novo prédio, construído em Padrão Século XXI e em funcionamento desde o segundo semestre de 2022, foi oficialmente inaugurado nesta terça-feira (01º/08) em uma cerimônia com as presenças do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do prefeito de Goianira, Carlão da Fox; e da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli. A unidade representa um investimento de R$ 5,9 milhões por parte do Governo de Goiás.

A estrutura conta agora com 12 salas de aula, refeitório, laboratórios de Informática e Química, bloco administrativo completo e quadra esportiva completa. Ao todo, são atendidos 504 estudantes de Ensino Médio em período integral.

“O que está acontecendo no Estado de Goiás você vê aqui”, ressaltou a secretária de Educação, Fátima Gavioli, ao falar sobre a inauguração do novo prédio. Na oportunidade, ela destacou o amplo investimento do Governo de Goiás na construção e reforma das escolas da rede pública estadual, citando as unidades escolares já entregues ou em fase de entrega em Goianira.

O governador Ronaldo Caiado, por sua vez, exaltou a importância do novo prédio e dos benefícios entregues aos estudantes. Para ele, essas ações são “o que resgata a autoestima deles e os motiva a estudar”.

“Esse colégio que nós estamos inaugurando hoje aqui, junto com o nosso prefeito, é tão importante porque ele dizia que essa é uma das regiões mais humildes do município. Então traz isso aqui, com esse padrão de excelência a toda a população, um sinal de respeito e de motivação a esses jovens”, afirmou o governador em entrevista após o evento.

Estudante Rhuan e Rafaella, ambos da 3ª série do Ensino Médio, acompanharam transição da escola para a nova sede

Abertura do 2º semestre letivo

A cerimônia no Cepi Prof.ª Lázara de Fátima e Flores Silva também marcou a abertura oficial do 2º semestre letivo na rede pública estadual de Educação. Ao anunciar a retomada das aulas, o governador fez um apelo aos jovens e às famílias, incentivando-os a investir nos estudos.

“O mais importante para mim, como governador, é poder construir uma nova geração no Estado de Goiás”, ressaltou Caiado, instigando os estudantes a planejarem seu futuro.

Participantes

Estiveram presentes a prefeita de Caturaí, Divina Zago; o vice-prefeito de Goianira, Clayton Bento; o presidente da Câmara Municipal de Goianira, vereador Marcos Dias (Marcão das Casinhas); a coordenadora regional de Educação de Inhumas, Thais Monturil; o comandante do Batalhão Escolar, Tenente Coronel Wolney; e a diretora do Cepi Lázara de Fátima Flores, Rose Mary. (Texto: Ana Carolina Jobim/Comunicação Setorial da Seduc/GO - Fotos: Solimar Oliveira)