Governador Caiado apresenta AlfaMais Goiás como case de sucesso em Seminário Nacional pela Alfabetização, em Brasília

Programa implantado em 2021 está presente nos 246 municípios goianos e abrange um universo de 1.633 escolas, 28.011 professores e 206 mil alunos no Estado

O governador Ronaldo Caiado esteve em Brasília nesta terça-feira (19/09) para apresentar detalhes da experiência bem-sucedida que Goiás vem realizando na Alfabetização de crianças.

Caiado foi um dos 16 governadores convidados do Seminário Nacional Pela Alfabetização 2023, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com o apoio da Fundação Lemann, Associação Bem Comum, Instituto Natura e Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).

Por meio do programa AlfaMais Goiás, o governo estadual estabeleceu uma rede colaborativa com os municípios que já tem apresentado bons resultados. As primeiras avaliações realizadas com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, principal foco do programa, mostram um significativo aumento no índice de aproveitamento dos estudantes, que subiu de 49 para 56%.

Diante do desafio de ensinar uma criança a ler e a escrever até os 7 anos de idade, o governador frisou que uma das funções do Estado é garantir oportunidades iguais para todas as pessoas. “Na área da educação em Goiás, nós temos feito a lição de casa. Estamos apoiando os municípios com recursos financeiros, materiais didáticos e suporte pedagógico, garantindo a formação de todos os professores alfabetizadores”.

Tratamento diferenciado

Caiado também chamou a atenção para o fato de que não existe maior bullying na escola do que uma criança chegar ao 5º ano do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever. “A professora pede ao aluno para ler um texto na sala de aula e ele não consegue. Aquilo dá a ele uma sensação de desconforto tão grande que ele prefere sair da sala e não voltar mais ali”.

Aos governadores presentes, Caiado deu um recado importante:

“Somos 16 Estados presentes aqui. Os outros 11 também deveriam estar aqui para discutir esse tema tão importante. Temos que ter consciência de que o Estado que mais vai alavancar o seu crescimento é aquele que investir em uma educação de boa qualidade”, completou.

Como forma de incentivo, o governador propôs ainda que o Ministério da Educação (MEC) dê um tratamento diferenciado aos Estados que estão trabalhando com eficiência para melhorar a educação no país.

Aliança estratégica

A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, acrescentou que a partir de 2019, o Governo de Goiás trouxe equidade para a rede pública estadual ao adotar uma série de ações, que vão desde o fortalecimento da parceria com os prefeitos até a aquisição de uniformes, tênis, meias, mochilas e kits de material escolar.

Para a secretária, a união de esforços entre a União, os Estados, os municípios e as entidades representativas é uma aliança estratégica para mudar a realidade da Alfabetização das crianças no Brasil.

Camilo Santana, ministro da Educação, frisou que o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo governo federal, é uma política pública que vem para somar com as políticas já implantadas nos Estados. “Estamos chegando para apoiar, fortalecer. O Brasil é muito desigual também na questão educacional. Na distorção idade-série, as disparidades são impressionantes, com distorções que variam de 6% em um Estado a mais de 30% em outro”, completou.

Experiências nos Estados

Durante o Seminário Nacional Pela Alfabetização 2023, 16 Estados brasileiros tiveram a oportunidade de mostrar experiências concretas que resultaram em bons resultados a partir de uma rede colaborativa formada com as prefeituras.

Hoje 3.800 municípios apresentam políticas consolidadas de alfabetização das crianças na idade certa. Isso representa um universo de mais de três milhões de alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.

Os Estados representados no seminário foram Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Sobre o evento

O Seminário Nacional Pela Alfabetização 2023 está sendo realizado no Royal Tulip Alvorada, em Brasília, nos dias 19 e 20 de setembro. O encontro é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) com o apoio de vários parceiros, como Instituto Natura, Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

[gallery ID=338]