AlfaMais Goiás: gestores e secretários municipais participam de encontro em Goiânia

Na ocasião, foram apresentados dados do Saego Alfa e das demais avaliações desenvolvidas no âmbito do programa AlfaMais Goiás

Gestores, coordenadores regionais de Educação e secretários municipais de Educação participaram, nesta quinta-feira (29/02), do I Encontro do Programa AlfaMais Goiás de 2024. O evento, que é um dos quatro encontros formativos a serem realizados no decorrer do ano, foi marcado pela apresentação dos resultados preliminares das avaliações do Saego Alfa.

Estiveram presentes na abertura a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Flávio Roberto de Castro; o presidente de União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Goiana, Miguel Ribeiro; a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), Giselle Faria; e o coordenador regional de Educação de Goiás, Jonas Berquó.

Na oportunidade, a secretária Fátima Gavioli compartilhou com os secretários municipais de Educação a alegria diante dos resultados do Saego Alfa e enfatizou que esses são resultado de um trabalho coletivo, fortalecido pelo regime de colaboração dentro do Programa AlfaMais Goiás.

Já Miguel Ribeiro destacou o papel que o Programa AlfaMais Goiás ocupa como mecanismo gerador de oportunidades. “O programa AlfaMais Goiás trouxe a essência da Educação, o porquê da Educação, que é Alfabetização. A essência da escola é trazer um futuro diferenciado para as nossas crianças e isso acontece dando oportunidade para que essas crianças leiam e escrevam”.

O presidente do CEE/GO, Flávio Roberto de Castro, por sua vez, enfatizou a relevância dos resultados para a formação das crianças e jovens goianos. “Quando eu vejo os resultados de um programa como esse, isso mostra que a gente pode mudar a realidade de uma criança, de uma pessoa, de um país”.

Os resultados

O encontro foi marcado pela apresentação dos resultados preliminares do Saego Alfa, uma avaliação que afere os níveis de conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática de todos os estudantes do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais de Ensino.

A apresentação, feita pela superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc/GO, Giselle Faria, demonstrou o aumento na proficiência em Língua Portuguesa e nos padrões de desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, também foram apresentados os percentuais de estudantes pré-leitores, leitores iniciantes e leitores fluentes na rede pública de ensino.

Na ocasião, Giselle Faria esclareceu que os resultados são essenciais para os próximos passos do Programa AlfaMais Goiás. Além disso, esses índices irão nortear a distribuição do ICMS Educação e a escolha das escolas vencedoras do prêmio Leia.

O papel do gestor

A diretora executiva da Associação Bem Comum, Márcia Campos, ministrou a palestra “O papel da gestão diante dos resultados das avaliações de aprendizagem”. Em sua fala, ela apresentou sua experiência na implementação do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no Ceará.

Para Márcia, os resultados devem ser encarados como possibilidades para intervenções, realinhamento das ações e até mesmo para a entrega de premiações.

A palestrante assegurou ainda que, se os gestores não se movimentarem diante dos resultados, contribuirão para a manutenção da sociedade tal como é hoje.

Demais falas

Além da diretora executiva da Associação Bem Comum, o professor da PUC Goiás, Romilson Martins Siqueira, foi palestrante do evento. Na ocasião, ele apresentou o Plano Nacional da Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), que visa a formação superior a professores em exercício na rede pública.

A equipe da Superintendência de Atenção Especializada da Seduc/GO, representada pelo superintendente Rupert Nickerson e pelo gerente Divino Bueno, apresentaram também o Programa Alfabetização e Família. A intenção foi orientar os gestores municipais sobre a possibilidade de ofertar alfabetização aos jovens e adultos não alfabetizados.