PLANO EMERGENCIAL DE ATENDIMENTO
Apresentação
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) desenvolve o Plano de Atendimento a Emergências (PAE) com o qual apresenta à comunidade escolar orientações com vistas a contribuir para o melhor atendimento possível em situações emergenciais ocorridas no ambiente escolar.
O objetivo é informar aos gestores, professores, servidores e aos estudantes sobre medidas a serem adotadas para prevenção e ou cuidados em ocorrências que atentem contra a segurança, a integridade e o bem-estar de todos nas escolas da rede pública estadual.
Nessas situações, para além de acionar de forma rápida e eficiente o serviço médico, familiares e responsáveis, autoridades civis e policiais, os gestores e demais profissionais da unidade escolar podem encaminhar, de forma adequada, alguns primeiros socorros e providências até que o efetivo atendimento técnico-qualificado seja realizado.
As equipes gestoras das escolas estaduais têm um papel relevante ainda antes de eventuais ocorrências, podendo identificar e mesmo prevenir situações de risco para a segurança, saúde e integridade de todos na escola e suas imediações. É pensando nessa atuação que a Seduc organizou esta cartilha.
A escola tem uma grande responsabilidade perante toda a comunidade e, durante as aulas e atividades, acidentes e outras intercorrências muitas vezes não têm como ser evitados. A cartilha vai ajudar as escolas públicas estaduais a enfrentarem, com informações importantes e encaminhamentos apropriados, essas situações adversas que possam vir a ocorrer.
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