O estágio supervisionado obrigatório desempenha um papel importante na formação inicial dos(as) professores(as), proporcionando um ambiente de transição entre a teoria aprendida na universidade e a prática nas escolas-campo de estágio. Essa fase é aguardada com grande expectativa pelos(as) estudantes de licenciatura, uma vez que marca a inversão de papéis, passando de estudantes para professores(as) em formação.
O Programa de Qualificação do Estágio Supervisionado (PQEs) surgiu diante do reconhecimento e necessidade da rede estadual de educação de Goiás, se corresponsabilizar pela formação inicial dos(as) futuros(as) professores(as). Este programa tem o objetivo de qualificar a formação inicial dos(as) futuros(as) professores(as), oportunizando aos(às) estudantes de licenciaturas a vivência concreta nas UEs da rede estadual de educação de Goiás, com acompanhamento de um(a) professor(a) mentor(a) da unidade escolar de educação básica, por meio da efetiva realização do estágio supervisionado.
O Estágio Supervisionado representa um período de aprendizagem, apresentando-se como uma oportunidade para os(as) estagiários(as) vivenciarem a realidade como profissionais, desenvolvendo postura e habilidades necessárias para a docência, incluindo a compreensão do contexto da comunidade escolar, a observação de diferentes aspectos da estrutura escolar e a avaliação da prática docente.
Destarte, o Estágio Supervisionado das licenciaturas é locus potente para a formação desses(as) novos(as) docentes. Por meio dele, é possível fortalecer a troca de experiências entre estagiários(as), professores(as) mentores(as) e professores(as) orientadores(as) para intensificar a vivência da prática dos(as) licenciandos(as), de modo que possam desenvolver sua identidade profissional e as habilidades e competências essenciais do saber fazer docente. Com a implementação do Programa de Qualificação do Estágio Supervisionado, destaca-se a importância de uma interação mais efetiva entre universidade e escola, proporcionando um ambiente propício para a aprendizagem dos(as) futuros(as) professores(as). A parceria das escolas de integração dos(as) estagiários(as) nas atividades escolares são aspectos essenciais para enriquecer a formação docente, e consequentemente uma maior qualificação do(a) professional da educação.
CONVÊNIOS
Para realizar o convênio a instituição de ensino superior deverá encaminhar um e-mail para o Núcleo do Ensino Médio (nuem@seduc.go.gov.br), solicitando informações para início das tratativas do Convênio.
Obs.:
Apenas licenciandos(as) de Instituições de Ensino Superior - IES credenciadas junto à Seduc-GO poderão estagiar nas unidades escolares da rede estadual de educação de Goiás.
INSTRUMENTOS
Instrução Normativa no 01/2022
As normas e procedimentos envolvidos no PQES, os atores envolvidos e suas respectivas responsabilidades na implementação do programa, foi publicada em Diário Oficial 01/2022, no dia 19 de setembro de 2022.
Manual do(a) estagiário(a): por meio desse manual, o(a) estagiário(a) terá acesso a todas as informações necessárias para garantir e realizar do estágio nas UEs da rede estadual de Educação.
PAINÉIS
Painel de vagas: ferramenta que tem o objetivo de apresentar as vagas disponíveis no programa. Esse painel pode ser utilizado pelo acadêmico, para facilitar a identificação de escola campo e seu componente curricular, bem como a gestão das vagas disponíveis no programa.