Sobre os Alunos
- Detalhes
1- Como faço a matrícula de aluno(a) em escola da rede estadual?
Para matricular um(a) aluno(a) pela primeira vez nas escolas públicas da rede estadual de educação de Goiás é preciso que o(a) responsável pelo aluno(a), busque a secretaria da escola e faça a solicitação de matrícula. No entanto, é preciso que exista a vaga na referida unidade escolar, caso não haja a vaga, torna-se necessário procurar a Coordenação Regional de Educação para solicitar a matrícula. Estando em período regular de matrícula, que é noticiado no site Seduc, disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/ e nas mídias locais, basta acessar o sistema e seguir o processo de matrícula. Primeiramente, solicita-se a vaga informando três unidades de preferência, com o número do protocolo de solicitação em mãos, é necessário acompanhar, no site, qual escola o(a) aluno(a) foi alocado(a) e, posteriormente ir à escola para efetivar a matrícula. É importante observar o cronograma para cada etapa.
2- Quais documentos são necessários para a matrícula escolar?
Os documentos necessários para matrícula na rede estadual de ensino são: certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, cartão de vacinação, título de eleitor (se tiver), histórico escolar se for oriundo de outra unidade escolar.
3- Como faço a transferência de escola estadual para outra escola estadual?
Para realizar a transferência de um(a) aluno(a) da escola estadual, busque a secretaria da escola e faça a solicitação de transferência. No entanto, é preciso que haja a vaga na outra unidade escolar que deseja ser matriculado(a).
4- Quero matricular meu filho em uma escola Cívico-Militar do estado de Goiás, como devo fazer?
Para matricular um aluno pela primeira vez em uma escola Cívico-Militar da rede Estadual de educação de Goiás, o(a) responsável pelo aluno(a) precisa aguardar a abertura do processo seletivo, que é realizado todo final de ano, na própria escola, e inscrever o(a) aluno(a) para participar do sorteio, de acordo com o número de vagas disponíveis e cadastro de reserva. Posteriormente basta seguir a orientação passo a passo, disponibilizada pela Unidade Escolar.
5- É possível solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar de forma online?
A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Portal Expresso, disponibilizou um serviço, parcialmente digital, de solicitação de certificado para alunos (a)s que concluíram o ensino médio na rede estadual de educação de Goiás, a partir do ano letivo de 2002. No entanto, em caso de dificuldade, e por se tratar de um serviço que depende da atuação direta da escola, é necessário que o(a) solicitante entre em contato diretamente com a secretaria da escola e busque orientações adicionais, quando for o caso.
Para solicitar certificado e histórico escolar de maneira online é necessário acessar o site https://www.go.gov.br/servicos/servico/solicitar-certificado-de-conclusao-de-curso-do-ensino-medio e seguir as etapas ali descritas.
6- Como obter certificação do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos - ENCCEJA?
O (a) interessado(a) que durante a inscrição optou pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC Goiás) como instituição certificadora e, nas provas, teve desempenho satisfatório, deverá consultar a lista de unidades escolares certificadoras, no site da SEDUC, ir à escola escolhida, apresentar os documentos pessoais e fazer a solicitação. Para solicitar informações adicionais, enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
OBS. Para quem selecionou o Instituto Federal Goiano (IFG) como instituição certificadora do Encceja, deve preencher um formulário online do IFG.
O boletim de desempenho no Encceja pode ser acessado na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mediante CPF e senha.
Site para acesso: https://www.gov.br/inep/pt-br
7- Onde consigo a documentação escolar de uma unidade que fechou em Goiânia, ou no interior de Goiás?
Em Goiânia, faz-se necessário buscar a documentação junto ao Arquivo das Escolas Extintas. Lista das escolas extintas e informações no link https://site.educacao.go.gov.br/escolas-extintas/, ou no endereço: Rua Hugo de Carvalho Ramos, 201, Vila Irani, Goiânia/Goiás (Antigo Colégio Estadual Marechal Rondon). E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Telefones para contato: (62) 3220 -9900 | 3220-9901| Horário de atendimento: 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.
OBS. Alunos(as) do interior do estado de Goiás devem procurar a Coordenação Regional de Educação responsável.
8- Eu tenho mais de 18 anos e quero concluir meus estudos, mas não tenho tempo para frequentar escola, como proceder?
Para a Educação de Jovens e Adultos -EJA presencial a matrícula é semestral, disponibilizado no site da Seduc https://site.educacao.go.gov.br/, e posteriormente ir à escola confirmar a matrícula. Fora do período de inscrição on-line o(a) estudante deverá procurar a escola de interesse, desde que haja vaga disponível. Para a EJA-EAD, procurar um dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).
OBS. Para matricular nessa modalidade, os requisitos de idade para o Ensino Fundamental é 15 anos e para o Ensino Médio 18 anos completos na data da matrícula.
9- Concluí os estudos em uma unidade escolar estadual de Goiás, como faço para pegar meu certificado?
Para solicitar o certificado e/ou histórico escolar é necessário que o(a) aluno(a), ou seu responsável ou o mesmo um procurador legal procure a unidade escolar em que estudou e faça a solicitação. Caso a unidade escolar esteja extinta, procurar o acervo das escolas extintas da cidade.
10- O que é o Programa Bolsa Estudo e a quem se destina?
O programa Bolsa Estudo, do Governo de Goiás, foi criado pela Lei 21.162 e consiste em uma política pública de caráter educacional e assistencial, que busca incentivar a aprendizagem e combater a evasão escolar. A bolsa também está vinculada ao programa busca ativa: acolher para permanecer, lançado pela Secretaria de Estado de Educação.
Todos os estudantes matriculados no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Goiás (escolas com Inep) têm direito à bolsa. Para tanto é necessário que o(a) estudante tenha frequência a partir de 75% EM TODAS AS DISCIPLINAS e as notas bimestrais a partir da média 6,0 EM TODAS AS DISCIPLINAS.
11- É obrigatório apresentar o cartão de vacinação das escolas da rede estadual?
Sim, a Lei 22.243, de 28 de agosto de 2023, prevê a obrigatoriedade da apresentação da Certificação da Vacinação na efetivação da matrícula escolar para estudantes de até 18 anos. Entretanto, nenhum jovem será impedido de estudar se não apresentar o comprovante de vacinação no ato da matrícula. O(a) estudante terá prazo de até 30 dias para regularização do comprovante de vacinação e apresentá-lo à escola.