Portal de conteúdos da Educação estadual é aberto à comunidade e atualizado todos os dias

E é uma boa oportunidade para quem já concluiu o Ensino Médio se preparar para as provas do Enem 2020

Você sabe o que é um desafio-weekend? Pois é, eu não sabia, mas, ao lado de videoaulas, listas de exercícios, pílulas com dicas e macetes, é uma forma bacana, diferente, criativa de você aprender conteúdos do Ensino Fundamental e Médio. Você vai encontrar esses conteúdos, específicos e próprios da sua série, no Portal NetEscola, do Governo de Goiás/Seduc, criado para os estudantes da rede pública estadual de ensino mas que pode ser utilizado por todo mundo.

Então, se você é aluno de uma escola pública estadual ou municipal, ou de uma escola particular, ou mesmo se você já concluiu o Ensino Médio mas vai participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 entre lá no Portal NetEscola e veja quanto conteúdo está disponível para você estudar, ver como reforço ou revisão. O NetEscola vai ajudar você em provas nas unidades de ensino, em processos seletivos, no mercado de trabalho e na vida. Aprender é tudo de bom!

Tecnologia
“Neste momento, em que professores e estudantes têm conseguido diferentes e importantes ações e práticas utilizando a tecnologia, o NetEscola é uma ferramenta primordial”, afirma a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli. A secretária enfatiza que com o portal o Governo está disponibilizando toda a expertise das áreas-fins e de inovação da Secretaria para os professores e alunos da rede estadual e também para todos os estudantes ou pessoas que quiserem, por exemplo, rever conteúdos da Educação Básica.

O portal NetEscola foi implantado, especialmente, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) como uma ferramenta para auxiliar os estudantes e também os professores que estão trabalhando no regime especial de aulas não presenciais, aprovado pelo Conselho Estadual da Educação de Goiás (CEE) para a continuidade do ano letivo durante a pandemia do coronavírus. No NetEscola os conteúdos das disciplinas de todas as áreas do conhecimento são apresentados em formato de textos e vídeos simples, objetivos, diretos e eficazes.

Criatividade e boas notas
As novas medidas para as aulas não presenciais permitem que a imaginação e criatividade tornem as aulas interessantes e importantes para a aprendizagem mesmo o estudante estando em casa. “E os professores da rede estadual têm sido extraordinários fazendo chegar o conteúdo ao seu aluno por meio de aulas ao vivo, listas complementares de atividades e exercícios, videoaulas em formato de pílulas, entre outras formas, acessados pelos alunos das escolas estaduais de computadores e de telefone celular”, afirma a secretária.

O portal, que será atualizado com novas aulas e atividades semanalmente, foi pensado para auxiliar os estudantes e seus professores nesse processo de ensino e aprendizagem muito novo para todos. E o objetivo do NetEscola é, além de suplementar essas aulas não presenciais que têm sido tão bem elaboradas e realizadas pelos professores, contribuir para a aprendizagem de todos que tiverem interesse. Então, aproveite para aprender, para ensinar, para rever e revisar conteúdos que são a base de tudo, quer seja para sua aprovação para a série seguinte, quer seja para a sua entrada na universidade, quer seja para o mundo do trabalho, quer seja para o seu dia a dia.

Interação e diversidade
No portal, as páginas do Ensino Fundamental I e II são mais lúdicas e apresentam uma diversidade de recursos gráficos, GIFs e fotos. “É bem interativo”, descreveu Gisele Faria , superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc. Além das listas e aulas, há uma página de Estudo Orientado que explica como o estudante pode organizar seus estudos e pedir ajuda de seu professor.

Já as abas do Ensino Médio contêm videoaulas do Goiás Bem no Enem e do Goiás TEC e, ainda, listas de exercício bem completas no padrão do Enem. Segundo a superintendente de Ensino Médio, Osvany Gundim, a cada semana será divulgado conteúdo referente a cinco dias de aula.

Todas as páginas possuem espaço para comentários, favorecendo a interação entre professores e alunos se utilizado como ferramenta de aula não presencial. O NetEscola tem um layout simples e adaptável a dispositivos móveis, e pode ser acessado por todos.

Goiânia, 19 de abril de 2020.
Comunicação Setorial da Seduc