CRE Goiânia firma parceria para atendimento psicológico de estudantes

Estagiários do Curso de Psicologia da

Universidade Paulista devem atender 15 unidades escolares

Cuidado com a saúde mental na escola é o objetivo principal da parceria entre a Coordenação Regional de Educação (CRE) de Goiânia e a Universidade Paulista (Unip). O evento integrador ocorreu nesta segunda-feira (09/03), na Clínica de Psicologia da instituição de ensino superior. Ao todo, 30 estagiários da disciplina Intervenção Psicológica na Queixa Escolar irão atender 15 escolas da rede estadual de ensino da capital.

Essa

ação visa apoiar a comunidade escolar e incentivar os profissionais da área da

saúde a atuarem em prol da Rede de Proteção à Vida, idealizada pela CRE

Goiânia. Para tanto, a coordenadora regional de Educação da capital, Enicléia

Morais, destaca que, além da universidade, existe uma parceria com a Escola de

Pais do Brasil, que deve orientar e incentivar os responsáveis a participarem

da vida do estudante.

Segundo

o gestor do Colégio Estadual Jayme Câmara, Jone Junior Neres de Souza, o apoio

emocional nas escolas é necessário. Ele explica que já presenciou alunos

reproduzirem condutas agressivas devido a comunicação violenta produzida em

casa ou até mesmo na internet. “Os alunos querem e precisam desabafar com

alguém que saiba ouvi-los”, pontua o diretor do Colégio Estadual Sebastião

Alves de Souza, Gilson da Silva Gomes.

Na próxima semana, as equipes do Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Universidade Paulista começam a visitar as unidades de ensino selecionadas para conhecer as necessidades de cada local. “Iremos visitar a escola, conhecer o espaço físico e os alunos. Precisamos saber qual é a disponibilidade da escola para melhor atendê-los”, explica a professora e coordenadora do CPA, Janaína Moraes Magalhães. Para cada escola, será destinada uma dupla de estagiários.