Seduc realiza formação de bolsistas da OVG em projeto Tempo para Aprender
- Detalhes
Projeto
vai oferecer aulas de reforço para alunos do 6º ano, em Português e Matemática,
lecionadas por bolsistas da OVG
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou,
neste sábado (7/3), a formação dos bolsistas da Organização das Voluntárias de
Goiás (OVG) inscritos no projeto Tempo para Aprender. Cerca de 20
universitários receberam orientações e um programa de aula formulado pela
Superintendência de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, no
auditório da secretaria.
O projeto consiste na realização de aulas de reforço em Língua Portuguesa e
Matemática, a fim de auxiliar o aprendizado dos alunos com maior dificuldade e
reduzir índices de reprovação e evasão escolar. Para os bolsistas da
OVG, o projeto é uma modalidade de cumprimento de contrapartida (prestação de
serviços à comunidade por parte dos beneficiários da Bolsa Universitária)
Experiência profissional
A maioria dos voluntários formados neste final de
semana são estudantes de Pedagogia. A oportunidade de ter contato direto com
alunos e experimentar a docência na prática, segundo a estudante Júlia Monique,
do 7º período, é o grande atrativo do projeto.
“Vai ajudar a quebrar o paradigma que se tem do aluno.
O professor que nunca entrou em sala de aula fica: ‘E agora? O que eu faço com
esse tanto de menino?’ Então quando se começa com pouquinho, você adquire mais
experiência”, afirmou a universitária.
“Acho que isso vai definir muita coisa para muita gente,
porque muitas vezes se tem uma ideia do que seja ser um professor e depois, quando
chega lá, ou você se apaixona ou vai correr”, brincou Raquel Mendes, do 5º
período de Pedagogia.
Inscrições
abertas
Além dos estudantes de Pedagogia, há bolsistas dos cursos de Física, Direito, Matemática e Letras. Até agora, cerca de 60 voluntários se inscreveram no projeto, que está em fase piloto. As inscrições continuam abertas, no site da OVG, e outras formações da Seduc devem ocorrer em breve.
Nas escolas
No dia 16 de março, será a vez dos coordenadores
pedagógicos se capacitarem para receber o projeto em suas escolas. Os
coordenadores deverão acompanhar o trabalho dos voluntários da OVG e conferir
os resultados das aulas de reforço na aprendizagem dos alunos.
O projeto abrange, nesta fase piloto, as regionais de
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade e Inhumas. Todas as escolas de Ensino
Fundamental II dessas Coordenações Regionais de Educação (CREs) compõem uma
lista de unidades escolares que podem ser escolhidas pelo bolsista para receber
as aulas de reforço.
Como explicou a gerente de Ensino Fundamental Anos Finais, Márcia Alves Carvalho, cada escola participante do projeto terá uma turma de reforço escolar com 5 alunos do 6º ano. Serão selecionados os estudantes que apresentaram maior dificuldade em Língua Portuguesa e Matemática na avaliação de nivelamento, aplicada nas escolas em fevereiro (desde que com a anuência dos pais ou responsáveis).
As aulas de reforço ocorrerão na escola, de segunda a quinta-feira, depois do período de aula (entre 11h15 e 12h ou das 17h15 às 18h). Na sexta-feira, o bolsista deve ir à escola para preparar as próximas aulas e preencher relatórios sobre a execução do projeto.
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