Conscientização marca lançamento da Política de Gestão Ambiental da Seduc

Detalhes

O objetivo da iniciativa é implementar

procedimentos de gestão ambientalmente saudáveis nas atividades

administrativas, pedagógicas e operacionais da pasta

Foi lançada nesta

terça-feira, 18/02, a proposta de implantação da Política de Gestão Ambiental

da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc). A iniciativa é resultado

de uma parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) que visa

reduzir os impactos ambientais nas ações, projetos e programas institucionais.

Participaram

da cerimônia de lançamento a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli;

o promotor de Justiça da 15ª Promotoria de Goiânia, Juliano de Barros Araújo; o

subsecretário de Governança Institucional da Seduc, Darley Braz Queiroz; além de

membros da Comissão de Gestão Ambiental da Seduc, superintendentes e

servidores.

Para Fátima

Gavioli, a nova política de Gestão Ambiental representa mais uma oportunidade de

viver o presente de forma comprometida e respeitosa, gerando exemplo para os

estudantes. “Nascendo na Secretaria da Educação, essa capacidade de melhorar o

espaço e o ambiente em que vivemos vai chegar até a escola”, afirma a

secretária.

Ainda em

relação à iniciativa, a secretária afirmou que o objetivo é que esta se torne

um caso de sucesso dentre os órgãos públicos nos próximos cinco anos. “É uma

oportunidade para discutir o quanto somos capazes de prestar esse serviço com

comprometimento”, disse Fátima Gavioli.

Parceria

A criação da

Política de Gestão Ambiental da Seduc é resultado da parceria com o MP-GO, instituição

que desenvolve diversas ações voltadas ao meio ambiente. Durante o lançamento,

o promotor de Justiça Juliano de Barros ressaltou a importância da Educação

ambiental como elemento gerador da cidadania. Para o promotor, se os órgãos

públicos não estão comprometidos com o meio ambiente, torna-se impossível

cobrar que o cidadão faça a sua parte.

Em sua fala,

Juliano de Barros relatou algumas das ações realizadas durante a implantação da

Gestão Ambiental no MP-GO. Atitudes simples como a redução no uso de copos

descartáveis e de toners para a

impressão, segundo ele, estão entre as ações adotadas e que fizeram a diferença

nos resultados. Por isso, para o promotor, o primeiro passo é promover a

capacitação e o engajamento dos servidores nas questões ambientais.

Ações

A proposta

de implantação da nova política ambiental da Seduc foi apresentada pelo

presidente da Comissão de Gestão Ambiental, Leonardo Teófilo. De acordo com

ele, a iniciativa é uma oportunidade para mesclar o administrativo e o

pedagógico, já que nas escolas a Educação ambiental já é parte dos currículos.

No âmbito

interno da Secretaria, a ações de Gestão Ambiental serão norteadas pelos

seguintes objetivos:

- Uso

racional dos recursos (água, energia, papel);

- Gestão

adequada dos resíduos gerados;

- Licitações

sustentáveis;

-

Sensibilização e capacitação de servidores;

- Qualidade

de vida no ambiente de trabalho.

Apesar da

definição desses objetivos, o subsecretário de Governança Institucional da

Seduc, Darley Braz Queiroz, ressalta que a Comissão de Gestão Ambiental não é

capaz de agir sozinha. “Tudo será bem-vindo para que a gente possa trabalhar

essa questão (ambiental). Conversem com seus pares, tragam sugestões para que

tenhamos sucesso nessa ação”, pediu o subsecretário.

Abaixo você

confere quem são os membros da Comissão de Gestão Ambiental da Seduc:

- Leonardo

Teófilo (presidente);

- Gustavo

Campos Barreto da Silva;

- Mara

Letícia Soares Silva;

- Jaqueline

Rocha Corneti do Vale;

- Juliani

Ferreira de Sousa;

- Raimunda

Almeida dos Santos Velazquez;

- Maria José

Rodrigues;

- Lauro

Joaquim Tiago Neto;

- Lays

Mendes Silva;

- Carla

Pinheiro Bessa Von Bentzen Rodrigues;

- Landracy de Jesus Brito. 

(Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da

Educação)