Conscientização marca lançamento da Política de Gestão Ambiental da Seduc
- Detalhes
O objetivo da iniciativa é implementar
procedimentos de gestão ambientalmente saudáveis nas atividades
administrativas, pedagógicas e operacionais da pasta
Foi lançada nesta
terça-feira, 18/02, a proposta de implantação da Política de Gestão Ambiental
da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc). A iniciativa é resultado
de uma parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) que visa
reduzir os impactos ambientais nas ações, projetos e programas institucionais.
Participaram
da cerimônia de lançamento a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli;
o promotor de Justiça da 15ª Promotoria de Goiânia, Juliano de Barros Araújo; o
subsecretário de Governança Institucional da Seduc, Darley Braz Queiroz; além de
membros da Comissão de Gestão Ambiental da Seduc, superintendentes e
servidores.
Para Fátima
Gavioli, a nova política de Gestão Ambiental representa mais uma oportunidade de
viver o presente de forma comprometida e respeitosa, gerando exemplo para os
estudantes. “Nascendo na Secretaria da Educação, essa capacidade de melhorar o
espaço e o ambiente em que vivemos vai chegar até a escola”, afirma a
secretária.
Ainda em
relação à iniciativa, a secretária afirmou que o objetivo é que esta se torne
um caso de sucesso dentre os órgãos públicos nos próximos cinco anos. “É uma
oportunidade para discutir o quanto somos capazes de prestar esse serviço com
comprometimento”, disse Fátima Gavioli.
Parceria
A criação da
Política de Gestão Ambiental da Seduc é resultado da parceria com o MP-GO, instituição
que desenvolve diversas ações voltadas ao meio ambiente. Durante o lançamento,
o promotor de Justiça Juliano de Barros ressaltou a importância da Educação
ambiental como elemento gerador da cidadania. Para o promotor, se os órgãos
públicos não estão comprometidos com o meio ambiente, torna-se impossível
cobrar que o cidadão faça a sua parte.
Em sua fala,
Juliano de Barros relatou algumas das ações realizadas durante a implantação da
Gestão Ambiental no MP-GO. Atitudes simples como a redução no uso de copos
descartáveis e de toners para a
impressão, segundo ele, estão entre as ações adotadas e que fizeram a diferença
nos resultados. Por isso, para o promotor, o primeiro passo é promover a
capacitação e o engajamento dos servidores nas questões ambientais.
Ações
A proposta
de implantação da nova política ambiental da Seduc foi apresentada pelo
presidente da Comissão de Gestão Ambiental, Leonardo Teófilo. De acordo com
ele, a iniciativa é uma oportunidade para mesclar o administrativo e o
pedagógico, já que nas escolas a Educação ambiental já é parte dos currículos.
No âmbito
interno da Secretaria, a ações de Gestão Ambiental serão norteadas pelos
seguintes objetivos:
- Uso
racional dos recursos (água, energia, papel);
- Gestão
adequada dos resíduos gerados;
- Licitações
sustentáveis;
-
Sensibilização e capacitação de servidores;
- Qualidade
de vida no ambiente de trabalho.
Apesar da
definição desses objetivos, o subsecretário de Governança Institucional da
Seduc, Darley Braz Queiroz, ressalta que a Comissão de Gestão Ambiental não é
capaz de agir sozinha. “Tudo será bem-vindo para que a gente possa trabalhar
essa questão (ambiental). Conversem com seus pares, tragam sugestões para que
tenhamos sucesso nessa ação”, pediu o subsecretário.
Abaixo você
confere quem são os membros da Comissão de Gestão Ambiental da Seduc:
- Leonardo
Teófilo (presidente);
- Gustavo
Campos Barreto da Silva;
- Mara
Letícia Soares Silva;
- Jaqueline
Rocha Corneti do Vale;
- Juliani
Ferreira de Sousa;
- Raimunda
Almeida dos Santos Velazquez;
- Maria José
Rodrigues;
- Lauro
Joaquim Tiago Neto;
- Lays
Mendes Silva;
- Carla
Pinheiro Bessa Von Bentzen Rodrigues;
- Landracy de Jesus Brito.
(Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da
Educação)