Nivelamento: escolas revisam e reforçam conteúdos do ano anterior, no primeiro mês do ano letivo
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Redes estadual e municipal de ensino realizam atividades de nivelamento com estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio
As escolas das redes públicas estadual e municipal de ensino
realizam, neste mês de fevereiro, atividades de Nivelamento com os estudantes
do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio. Adotado
pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação Goiás (Undime-Go),
o Nivelamento é uma ação pedagógica, iniciada na rede estadual agora em
2020, que consiste na aplicação de avaliações e aulas de reforço para trabalhar
os conteúdos mais importantes do ano anterior, em Língua Portuguesa e em Matemática.
Objetivo
De acordo com a superintendente de Educação Infantil e
Ensino Fundamental da Seduc, Gisele Faria, essas atividades visam recordar e
fortalecer as aprendizagens essenciais do último ano escolar para construir, a
partir de então, novos conhecimentos com mais facilidade. Assim, o Nivelamento
reduz os índices de reprovação e evasão escolar.
“Muitas vezes, aquilo que é aprendido no ano anterior é
pressuposto, é base, para se aprender neste ano. Quando fazemos uma avaliação
diagnóstica para ver quem tem lacunas de aprendizagem e entramos com material
de reforço para esses alunos, nivelamos a turma e a tornamos um pouco mais
homogênea, para trabalhar os conteúdos do ano”, explicou a superintendente.
Como
funciona
A avaliação de Língua Portuguesa e de Matemática aplicada
nas escolas nesta quarta-feira (5/2) marcou o início do Nivelamento nas
escolas. Depois dessa etapa, os alunos vão receber 30 aulas de reforço (15 de
Língua Portuguesa e 15 de Matemática), até o dia 3 de março. Nesta data, os
alunos passarão por uma avaliação final, para verificar o desempenho dos
estudantes.
Todo o processo está sendo baseado em uma matriz de
aprendizagens essenciais, construída pela Seduc, que aponta quais habilidades e
competências devem ser trabalhados em cada ano escolar.
“Estamos entrando com 15 aulas de Língua Portuguesa e
Matemática, que vai compreender todo o mês de fevereiro, para proporcionar aos
nossos estudantes possibilidade de superar dificuldades, preencher lacunas de
aprendizagem e cursar o Ensino Médio com sucesso”, afirmou a Superintendência
de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim.
Toda a rede
A gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos
Iniciais da Seduc, Carla Bernardes, lembra que a maioria dos professores já tem
o costume de começar o ano letivo com uma pequena revisão do último ano. No
entanto, agora essa prática foi normatizada e generalizada em toda a rede
estadual, a fim de garantir que o nivelamento seja feito.
Ampliação
de aprendizagens
“A intenção do Nivelamento não é só corrigir o déficit do estudante, mas é, a partir daí, ampliar o conteúdo que foi trabalhado nos anos anteriores, uma vez que o estudante já está com mais maturidade, consolidar isso a partir de situações-problemas e sistematizar as deficiências do estudante como foco para o Saeb e Enem”, destacou o coordenador de Área de Matemática e suas tecnologias, Inácio de Araújo Machado.