Em evento da Assembleia Legislativa, secretária da Educação conclama estudantes a retornarem às aulas presenciais

Representando o governador Ronaldo Caiado, Fátima Gavioli falou durante a 9ª edição do projeto Alego Ativa, em Goianira, região metropolitana da capital, sobre as ações do governo estadual para a Educação

“Eu preciso que você mande as crianças pra escola. Eu preciso que você confie na escola. A escola está segura”, afirmou a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, ao pedir aos pais que façam com que todos os estudantes da rede pública estadual retomem a vida escolar em sua escola. Segundo a secretária, todos os cuidados e providências foram tomados e as escolas estaduais estão funcionando seguindo rigorosamente os protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Ainda, de acordo com a secretária da Educação, as escolas públicas estaduais receberam obras de reforma e ampliação, equipamentos, novos utensílios e investimentos que permitirão mais conforto e melhores condições para os alunos, professores e servidores. “O Governo de Goiás está mudando a cara da Educação estadual”, destacou Fátima Gavioli, em seu pronunciamento neste sábado (25/9), durante a 9ª edição do projeto Alego Ativa, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), realizada em Goianira, na região metropolitana de Goiânia.

O governador do Estado, Ronaldo Caiado, que completou 72 anos de idade neste sábado, foi representado por Fátima Gavioli no evento, recebendo, por meio dela, salva de palmas, cumprimentos e demonstrações de carinho das pessoas presentes.

A programação da Alego Ativa incluiu, além de serviços, aulas de Matemática e de Língua Portuguesa para pessoas da comunidade que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para os estudantes
“Se vocês olharem, os estudantes da rede pública estadual, agora, chegam na escola, recebem o uniforme, o calçado, o material escolar, a mochila, dentro da mochila, o estojo, a agenda de estudos, e isso custa muito caro se for para o pai ou a mãe comprar tudo que o filho precisa pra ir pra escola”, declarou a secretária da Educação.

De acordo com Fátima Gavioli, nestas ações, em que o Estado fornece o vestuário e materiais escolares aos estudantes, fortalecendo a oferta da Educação púbica estadual, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), alcança também demandas econômico-sociais e de eixos como a inclusão e a equidade. Os investimentos feitos e que já beneficiam os alunos da rede estadual somam R$ 53 milhões, sendo Uniformes (R$ 25 milhões), Tênis esportivos (R$ 13 milhões) e materiais escolares (R$ 15 milhões).

Outro programa lembrado pela secretária é a entrega de computadores tipo Chromebook para todos os 60 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede púbica estadual. Os investimentos são de R$ 144 milhões e o objetivo é dar condições de conectividade aos alunos que estão finalizando o Ensino Médio e se preparando para o Enem.

Para os profissionais da Educação

Durante o evento, a secretária destacou o trabalho dos professores, servidores e gestores das escolas estaduais e o reconhecimento do governo estadual aos profissionais da Educação.

Falando em seriedade, transparência e economicidade na aplicação dos recursos públicos, Fátima Gavioli anunciou um novo bônus a ser pago aos profissionais da Educação no mês de dezembro. “O governo assinou, a Assembleia Legislativa aprovou e o governador Ronaldo Caiado já me autorizou a pagar o bônus em dezembro de novo”, celebrou a secretária, lembrando a ajuda de custo destinada aos trabalhadores da Educação com investimentos de R$ 92,1 milhões paga no final do ano passado.

Alego Ativa

A secretária da Educação de Goiás falou da importância de projetos como o Alego Ativa, em que os órgãos vão até os cidadãos. De acordo com ela, a 9ª edição do projeto demonstra que está dando certo. Para ela, além dos muitos serviços prestados à comunidade no formato de mutirão, os cidadãos têm, nestes eventos, a oportunidade de encontrarem os deputados, passarem para eles suas demandas e se informarem sobre o que está sendo feito em prol da população.

A secretária acompanhou o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Lissauer Vieira, nos estandes onde estavam sendo prestados os serviços e atendimentos como exames, aferição de pressão, segunda via de documentos, casamento, entre outros. O projeto Alego Ativa também oferta capacitação por meio de minicursos e palestras e nesta edição, foram realizadas aulas preparatórias para o Enem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

O evento contou com a participação de deputados, vereadores, secretários municipais, autoridades do estado, além do prefeito de Goianira, Carlão da Fox.