Seduc apresenta resultados do projeto ‘Ressignificar’, que avaliou diretores das escolas estaduais

Detalhes

 ‘Avaliação de Desempenho dos Diretores da Rede Estadual de Goiás 2018/2019’ contemplou gestores de 947 unidades estaduais

Diretores de 16 escolas da rede

estadual de ensino atingiram excelência na gestão de suas unidades escolares,

com média acima de 98% na avaliação de desempenho realizada pela Secretaria de

Estado da Educação (Seduc), por meio do projeto ‘Ressignificar’.  

Foram avaliadas 947 escolas

durante o último semestre de 2018 e o primeiro semestre de 2019. O número

corresponde a 87% das unidades da rede pública estadual de ensino. Os dados

foram apresentados nesta quinta-feira (19/12), durante reunião da secretária

estadual de Educação, Fátima Gavioli, com superintendentes e gestores do

projeto, na sede da Seduc, em Goiânia.  

Um total de 137 escolas

analisadas obteve rendimento superior a 90%, e a pontuação média em todo o

Estado ficou acima de 70%.  Na avaliação, foram examinadas cinco dimensões

da gestão escolar, cada uma composta por um grupo de indicadores com

descritores que compõem a matriz de avaliação.

Critérios de análise

As dimensões receberam pesos diferenciados. O porcentual mais significativo foi atribuído à dimensão pedagógica, com peso de 60%. Também foram consideradas as dimensões administrativa (15%); financeira (15%); estrutural (5%); e comunitária (5%). Já a análise dos resultados considerou três níveis de pontuação: rendimento maior ou igual a 90%; entre 60% e 89%, e abaixo de 60%.

O Colégio Estadual Artur Costa e

Silva, em Itaguaru, foi o que teve melhor desempenho, com 98,798 pontos. A

unidade escolar funciona em três turnos e tem 203 alunos matriculados, sendo 176

no Ensino Médio e 27 na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A escola é vinculada à

Coordenação Regional de Educação de Itaberaí. Seu diretor, Sanderley Soares de

Sousa, está no segundo mandato, tendo sido escolhido em 2018 com 96,10% de

aprovação.

‘Ressignificar’

Passaram pela avaliação unidades com

escolarização cujos diretores estão no exercício da função há, no mínimo, três meses.

A mensuração não contemplou escolas conveniadas, unidades exclusivas de

Educação de Jovens e Adultos (EJA), as que não possuíam taxa de aprovação ou

não passaram pelo Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego),

por não oferecerem as séries escolares analisadas neste sistema.

O projeto pretende melhorar a

qualidade da Educação, a partir da identificação das unidades e das dimensões

que apresentaram resultados pouco satisfatórios, propondo tomadas de decisão e possíveis

mudanças na rota no ensino. Busca, ainda, certificar e reconhecer a qualidade

da gestão educacional e oferecer formação continuada, além de cumprir à

determinação da Lei nº 20.115, de 6 de junho de 2018.

Essa lei dispõe sobre o processo

de escolha do diretor de unidade escolar da rede pública de Educação Básica, que

condiciona o cumprimento integral do mandato do diretor à aprovação da gestão,

mediante o Processo de Avaliação, conforme os critérios estabelecidos na legislação.

Sige e Siap

A avaliação utilizou informações

de formulário próprio, coletadas in loco, além de dados do Saego, do Sistema

de Gestão Escolar (Sige) e do Sistema Administrativo e Pedagógico (Siap), que

foram processados no Sistema de Avaliação dos Gestores (SAG), ferramenta criada

pela Superintendência de Tecnologia para este fim.

Em breve, os dados estarão disponíveis para que diretores e coordenadores regionais de Educação possam consultar a pontuação das unidades escolares em todas as dimensões analisadas.  

No primeiro semestre de 2020, os

coordenadores regionais também passarão por avaliação, e o primeiro critério de

análise será a média do desempenho obtido no ‘Ressignificar’ pelos diretores escolares

pertencentes às respectivas Coordenações Regionais de Educação (CREs).

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