Empossado novo presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás

Nova gestão, que assume para o biênio 2019/2021, tomou posse nesta quinta-feira (12/12), em Goiânia

O novo presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CCE-GO) é Flávio Roberto de Castro. A nova Direção Colegiada tomou posse nesta quinta-feira (12/12) para a gestão 2019/2021, substituindo o professor Marcos Elias Moreira, que passa a exercer as funções de vice-presidente.

Durante

a cerimônia de posse, realizada na sede do CEE, em Goiânia, também assumiram os

cargos os presidentes e vices das quatro câmaras que compõem a entidade – a Câmara

de Educação Básica, a de Legislação e Normas, a Câmara de Educação Profissional

e a Câmara de Educação Superior.

Presente à solenidade, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, desejou sucesso aos novos dirigentes e agradeceu ao professor Marcos Elias pelo trabalho realizado. “Quero que todos vocês, conselheiros, se sintam prestigiados nesse ano de 2019 por aquilo que nós buscamos como melhoria da qualidade da Educação. Vários projetos passaram por essa casa, sob gestão do professor Marcos Elias, e nós somos muito felizes porque os principais, ligados à melhoria da qualidade da Educação, à equidade e principalmente ao acesso e permanência, foram trabalhados, relatados e votados favoravelmente”, afirmou.

Dirigindo-se

ao presidente empossado, Flávio de Castro, a secretária reforçou a importância

das atribuições do novo gestor. “O senhor se transformou num dos nomes mais importantes

da Educação no Estado de Goiás. Eu e o governador Ronaldo Caiado precisamos desse

seu olhar honesto, íntegro e responsável. Espero continuar tendo no Conselho a

relação harmônica que sempre tivemos sob a presidência do professor Marcos”,

disse.

Representando

o governador, o secretário-chefe da Secretaria-Geral de Governo do Estado de

Goiás, Fabio Cammarota, enalteceu a natureza autônoma do Conselho e a

necessidade de uma atuação voltada para o benefício social.  Reforçou, também, as competências dos

conselheiros nos aspectos relacionados às garantias do direito público à

Educação e à Educação de qualidade, além do estabelecimento das normas do

sistema educativo e da garantia do acesso ao ensino em todos os níveis.

“Queria

transferir a grande satisfação do Governo do Estado de ter esse órgão autônomo.

Isso é importante, porque pode oferecer contraponto e opções para que a justeza

e a sobriedade imperem dentro de uma política de Educação”, declarou.  Segundo o secretário, a mensagem do governador

Ronaldo Caiado é da qualidade do ensino para o benefício social. “Vamos buscar

isso. Estarei mais presente junto a esse Conselho a partir do ano que vem, e

quero colaborar para que vocês tenham uma ação muito mais proativa e assertiva

para todos nós”, enfatizou.

Presidência

Ligado à rede privada de ensino, o professor Flávio Roberto de Castro buscou reforçar a complementaridade entre as instituições públicas e particulares, destacando que terá três grandes desafios à frente da entidade: lutar para garantir o acesso à Educação; a permanência e, depois disso, o êxito do ensino. “Se enganam aqueles que acham que escola particular e pública não caminham junto. Elas caminham, trocam experiência, os alunos migram de uma rede para outra. Qualquer uma delas que não estiver bem, para nós é prejuízo”, frisou.

Flávio de Castro reforçou, ainda, a necessidade de diminuir a evasão no Ensino Médio, com a proposta de reforma desta etapa de ensino, tornando-a mais atraente. “Sobre a permanência [na escola], entendemos que até o Ensino Fundamental ela acontece de forma razoável, mas no Ensino Médio temos uma fuga. É nosso desafio normatizar para esse ano, após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, um documento voltado para a análise da reforma do Ensino Médio”, ponderou, assinalando também a necessidade de ampliar a proximidade entre o Conselho e a sociedade.

Demais

integrantes da Diretoria Colegiada do CEE/GO

Câmara de Educação Básica – Raílton Nascimento Souza (Presidente) e

Willian Xavier Machado (Vice-presidente).

Câmara de Legislação e Normas – Elcivan Gonçalves França (Presidente) e

Eduardo Mendes Reed (Vice-presidente).

Câmara de Educação Profissional – José Teodoro Coelho (Presidente) e

Eduardo de Oliveira Silva (Vice-presidente).

Câmara de Educação Superior – Gláucia Maria Teodoro Reis (Presidente) e Jorge de Jesus Bernardo (Vice-presidente).