Colégio Estadual Moysés Pereira Peixoto vence 1ª edição do ‘Estudantes de Atitude’

Detalhes

Escola campeã, do município de Anicuns,

foi conhecida em solenidade de premiação nesta segunda-feira, 9/12

Nesta data é comemorado o ‘Dia Internacional Contra a Corrupção’

O Colégio Estadual Moysés Pereira Peixoto, de Anicuns, foi o grande campeão do Projeto ‘Estudantes de Atitude’, desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o apoio de diversos parceiros.

Lançado em setembro deste ano, o projeto teve adesão de 105

escolas – 103 do sistema regular de ensino e duas do sistema socioeducativo –,

e buscou despertar uma postura de protagonismo nos estudantes e na comunidade escolar,

com o compromisso de manutenção do patrimônio público e o exercício da

cidadania, estimulando a participação social, a educação fiscal, a

conscientização socioambiental e valores éticos relacionados ao combate à

corrupção.  

Vitorioso com a proposta 'Plantando Sonhos', o Colégio Moysés Pereira Peixoto recebeu um cheque de R$ 30 mil, entregue nesta segunda-feira (9/12) pelo governador Ronaldo Caiado, durante solenidade de premiação dos 10 melhores projetos, no Teatro Goiânia, em Goiânia. Nesta data, celebra-se o 'Dia Internacional Contra a Corrupção'.

A cerimônia, de muita festa e alegria por parte das 15 escolas selecionadas para a final, teve presença de 500 alunos, além de professores, servidores, de parceiros e representantes de diversas instituições que apoiaram a iniciativa-piloto do Governo de Goiás.  Na ocasião, também foram concedidos prêmios individuais a estudantes e escolas que se destacaram em alguma etapa da competição, além de uma viagem para Caldas Novas a 80 alunos das escolas campeã e vice que executaram diretamente as ações de intervenção no ambiente escolar.

Grande campeã

O desafio do Colégio Estadual Moysés Pereira Peixoto foi a construção de uma Biblioteca, numa área de 35m². Ao redor da sala edificada, também foi implantado um espaço de convivência, com o plantio de árvores frutíferas, jardim e uma horta. Os estudantes fizeram ainda a pintura do muro da escola, tornando o ambiente mais atrativo ao convívio social e aos estudos.

A

necessidade de revitalização foi levantada durante a ‘Auditoria Cívica’, etapa do projeto que consiste em um diagnóstico

coletivo para identificar as intervenções prioritárias e elaborar um Plano de

Ação. A escola tem 490 alunos dos ensinos Fundamental II e Médio. Mas, no total,

quase 600 pessoas foram envolvidas nas obras, incluindo pais, ex-alunos e até

pessoas de cidades vizinhas.

Vice e terceiro lugar

O segundo colocado foi o Colégio Estadual Presidente Artur da Costa e Silva, de Aparecida de Goiânia, com a proposta de 'Revitalização de parte da área externa da escola'. O colégio recebeu a premiação de R$ 20 mil. Para o desafio, executou três revitalizações: construiu uma praça de estudantes no pátio da escola, implantou uma horta escolar e uma quadra esportiva de areia.

O terceiro lugar, com o prêmio de R$ 10 mil, ficou com o Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, de Inhumas, que participou com o projeto 'As Árvores que Contam Histórias', voltado para a conscientização e conservação do meio ambiente. Os alunos procuraram revitalizar uma área da escola onde havia árvores sem o cuidado adequado, transformando-a em um pátio gramado, onde também foi instalado um pergolado feito com postes de eucalipto e garrafas pet – foram arrecadadas 765 garrafas na comunidade. O muro ao redor do espaço também foi grafitado com tintas recebidas por meio de doações.

As outras escolas classificadas do quarto até o décimo lugar no desafio foram contempladas com prêmios de R$ 5 mil.  Também receberam certificados as unidades escolares que obtiveram destaque em alguma das fases.  Clique para ver a lista completa.

Projeto terá 300 escolas em 2020

Lançado

neste ano como um projeto-piloto, o ‘Estudante de Atitude’ teve participação de

escolas de 36 municípios abrangidos pelas Coordenações Regionais de Educação

(CRE) de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Inhumas, Goiás e Rio Verde. As

várias etapas do desafio tiveram a participação de mais 5 mil alunos do 6º ao

9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio.

Ao participar da cerimônia de premiação nesta sexta-feira (9/12), a secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli, anunciou que, para 2020, o projeto contemplará 300 unidades escolares em todos os municípios goianos. Na ocasião, ela destacou a parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE) na execução do projeto, ressaltando o papel dos estudantes na fiscalização da gestão. “É uma ação que está dentro do Compliance. Nossa intenção é transformar nossos estudantes, cada vez mais, em parceiros da gestão,  principalmente para que eles possam compreender que nem sempre a pergunta é ‘O que o Estado pode fazer por mim, mas sim o que eu posso também fazer para melhorar o lugar onde vivo’”.

Fátima Gavioli destacou que, mesmo tendo sido um ano de dificuldades econômicas, o projeto foi um dos mais importantes desenvolvidos. “O ganho social é tremendo porque todos os países que são considerados desenvolvidos na Educação conseguem envolver a comunidade nas ações”. A secretária citou o exemplo de países como a China, que se destacaram no Pisa, o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes. “Nessa avaliação, a China deixa muita gente pra trás. Hoje, o estudante chinês faz trabalhos voluntários dentro das escolas, ajuda na manutenção, na limpeza, tem o respeito pelos professores, pelos seus familiares, sua comunidade. Esse projeto que está nascendo aqui em Goiás pretende ser isso: não é o estudante fazer o papel do Estado. É o estudante nos ajudar cada vez mais a acompanhar e fiscalizar a parte que o Estado tem de desenvolvimento dentro dessas escolas”, reforçou.

Papel educativo

Ao entregar os cheques às escolas vencedoras do concurso, o governador Ronaldo Caiado voltou a enaltecer o papel educativo do ‘Estudantes de Atitude’ e a importância do projeto para a conservação do patrimônio público e o exercício da cidadania, ressaltando que a iniciativa da Seduc e da CGE é fundamental para ajudar na reconstrução da estrutura das escolas públicas de Goiás, tanto do ponto de vista das instalações físicas como do ensino. “A escola pública é propriedade dos alunos, diretores, professores, pais e comunidade que se beneficiam dela. Quem paga a escola pública são sete milhões de goianos que pagam impostos. Então, o que quero transmitir às crianças e jovens aqui é que a escola pública tem de ser a mais bonita, a mais organizada, a mais limpa e com as melhores notas do Ideb. Esse é o nosso desafio”, reforçou.

Caiado afirmou, ainda, que uma das metas do Estado para o ano que vem é erradicar o chamado ‘quarto turno’, período adicional inserido em escolas com estrutura deficiente no Entorno do Distrito Federal para atender à demanda na localidade. “A partir de 2020, nós teremos as escolas do estado de Goiás todas com a grade completa e também com as condições de atendimento em todas elas”, reforçou.

As ações do ‘Estudantes de Atitude’ foram desenvolvidas por meio de gincanas executadas em várias etapas – além da Auditoria Cívica, do Plano de Ação e do Game da Cidadania, que premiou três estudantes da rede estadual de ensino entre os dez vencedores de todo o Brasil, houve também a etapa da Tarefa Especial, que consistiu na coleta de óleo de cozinha residual para produção de biodiesel, por meio do projeto ‘Olho no Óleo’, desenvolvido pela Saneago. Esta ação foi responsável pelo recolhimento de 14.500 litros de óleo , evitando o descarte irregular no ambiente. A pontuação em todas as etapas do desafio foi utilizada para definir os vencedores do ‘Estudantes de Atitude’.

O subchefe da Controladoria-Geral do Estado, Marcos Tadeu de Andrade, avaliou a primeira edição do projeto como um sucesso “surpreendente”, destacando o engajamento dos estudantes. “Os alunos passaram a criar um senso de pertencimento nas escolas. Eles entendem agora que a escola é deles e passaram a fazer parte dessa mudança de paradigma”, disse.

Cidadania

Ao comentar sobre o projeto, o presidente do Conselho

Estadual de Educação, Marcos Elias Moreira, parabenizou a Seduc pela

iniciativa, destacando o papel do ‘Estudantes de Atitude’ em estimular o

protagonismo juvenil e o exercício da cidadania. “Eu

acredito que a Educação brasileira precisa ser reestruturada, repensada. E

repensar o processo educativo passa fundamentalmente por dar protagonismo às

escolas, em especial aos estudantes. A grande qualidade desse projeto é

exatamente essa. Então, acho que a secretaria está de parabéns por essa

iniciativa”, avaliou.

Também presente à cerimônia de premiação, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Vechi, ressaltou que o projeto mostrou que a escola pertence a todos e deve ser abraçada pela comunidade. “A escola depende de uma conjunção de forças, para que possa trazer benefícios a todos. A Educação nasce dessa interação e sinergia, que deve haver dentro da escola para que nossos filhos sejam amanhã os jovens que nós tanto queremos, fazendo o bem para toda a sociedade”, afirmou.

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