Governador conhece melhorias realizadas no Colégio Estadual Presidente Artur da Costa e Silva

Detalhes

Para o desafio 'Estudantes de Atitude', escola construiu uma praça de estudantes, uma horta escolar e uma quadra esportiva de areia

O governador Ronaldo Caiado visitou nesta quarta-feira, 04/12, o Colégio Estadual Presidente Artur da Costa e Silva, em Aparecida de Goiânia, onde conheceu as melhorias no ambiente escolar realizadas a partir de ações do projeto ‘Estudantes de Atitude’, desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o apoio de vários parceiros.

O colégio executou com sucesso três intervenções:

construiu uma praça de estudantes no pátio da escola, implantou uma horta

escolar e uma quadra esportiva de areia. As necessidades de melhoria foram

apontadas em outubro, durante a chamada Auditoria Cívica, etapa do projeto que

consiste em um diagnóstico coletivo para identificar as intervenções

prioritárias e elaborar um Plano de Ação.

A visita do governador foi acompanhada pelo prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, pelos coordenadores do projeto no âmbito da Seduc e da CGE, além de gestores escolares e membros da comunidade. Representando a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, a chefe de gabinete da Seduc, Helena Bezerra, parabenizou a todos os responsáveis pelo projeto. “Quero que vocês valorizem o projeto dessa escola grandiosa e a atitude que tiveram. Trago aqui o abraço da secretária Fátima Gavioli e o nosso mais profundo respeito a todos os envolvidos”, disse.

Patrimônio público

Após assistir a um vídeo produzido pelo colégio com a

descrição das ações implementadas, o governador Ronaldo Caiado falou aos

estudantes, destacando um dos principais pontos trabalhados pelo ‘Estudantes de

Atitude’: o compromisso com a manutenção do patrimônio público. “É isso

que temos de passar para vocês, jovens e crianças: o que é público é de vocês.

Se você não zelar do que é público, seria a mesma coisa que se estivesse

quebrando um vidro da janela da sua casa, quebrando uma torneira dentro da sua

casa, riscando a parede. A necessidade desse projeto é mostrar que nós

precisamos dar para vocês a melhor qualidade de atendimento. E para isso

precisamos que vocês se comprometam cada vez mais com o programa ‘Estudantes de

Atitude’”, afirmou, salientando que os alunos fizeram uma “obra maravilhosa” e

transformaram a escola.

Ronaldo Caiado lembrou, ainda, que as intervenções no ambiente escolar, com a retirada de mato, entulho e sujeira do pátio, contribuirão para combater focos de transmissão da dengue. “Essa sujeira que estava aqui amanhã seria foco de doenças para vocês”, reforçou. Conclamou, ainda, os estudantes a compreenderem a necessidade de exercerem a cidadania e continuarem transformando a escola, tanto no aspecto físico como na qualidade de ensino. “Precisamos pedir a vocês que entendam a necessidade de nós melhorarmos. Por que a escola pública não pode ser igual ou melhor que a escola particular? Ela pode ser”, salientou.

Premiação dos trabalhos

Na semana passada, as escolas que realizaram propostas de melhoria em suas instalações passaram por auditoria da CGE. Os dez melhores trabalhos serão premiados com recursos entre R$ 5 mil a R$ 30 mil, em solenidade a ser realizada na próxima segunda-feira (9/12), às 8 horas, no Teatro Goiânia.

Coordenadora do ‘Estudantes de Atitude’ no Colégio Artur da Costa e Silva, a professora Grasiela Mariano Silva destacou que as revitalizações no ambiente escolar contemplaram os anseios não só dos atuais estudantes, mas também dos egressos, que participaram com sugestões e doação de mão de obra. “A escola não é só de quem está aqui dentro e foi extremamente importante esse feedback de quem está lá fora”, disse, ressaltando que as obras não teriam sido executadas sem as parcerias. “Criamos uma escola sem muro, totalmente aberta à comunidade”, enfatizou.

Para cumprir as tarefas, executadas num prazo de aproximadamente de 45 dias, a escola obteve doações de material e de mão de obra de vizinhos, comerciantes, funcionários, pais de alunos e da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Para os alunos que participaram das ações,

a sensação era de missão cumprida. Lana Reis de Morais, do 8º ano do Ensino

Fundamental, destacou a importância do colégio nas tarefas e gincanas

relacionadas à cidadania. “Não tivemos dificuldade para participar porque esse

é um tema muito trabalhado pela escola”, afirmou a estudante, que encaminhou

vídeo para o Game da Cidadania, promovido pela Controladoria-Geral

da União (CGU). O jogo aborda questões cotidianas relacionadas

a dilemas e conflitos éticos, e o   desempenho dos participantes nessa atividade contou

pontos para o ranking do ‘Estudantes de Atitude’.

Maria Eduarda de Brito, do 9º ano,

reforçou que o projeto promoveu a interação e a união entre os alunos.

“Aprendemos mais no pátio do que na sala de aula, e isso foi muito bom para mim

porque sou muito tímida”, declarou Maria Eduarda, que participou da construção

da praça dos estudantes com a pintura dos pneus recolhidos na comunidade e

utilizados para plantio da hora escolar.

Já Mikaelly Vitória Marques, do 8º ano,

manifestou o desejo de deixar um legado para a escola. “Quero voltar aqui no

futuro, quando for adulta, tiver filhos, para ver o trabalho que fizemos. Quero

que as pessoas vejam e valorizem isso”, enfatizou.

Amplitude do projeto

Lançado em setembro deste ano como um projeto-piloto, o ‘Estudantes de Atitude’ teve adesão de 105 escolas, contemplando 36 municípios abrangidos pelas Coordenações Regionais de Educação (CRE) de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Inhumas, Goiás e Rio Verde. Para 2020, ele estará aberto à participação de todas as escolas estaduais.

Podem participar das ações alunos do 6º ao

9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio. O projeto é

voltado a estudantes de escolas regulares, da Educação de Jovens e Adultos

(EJA) e do sistema socioeducativo da rede pública estadual de ensino, além de

instituições de ensino conveniadas com a rede.

No dia 26/11, o diretor-executivo da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão, esteve no Colégio Estadual Jardim América, em Goiânia, onde conheceu de perto as ações desenvolvidas no âmbito do projeto, sinalizando que pode levar a iniciativa para outros estados e países .

Cidadania

O projeto busca despertar uma postura de

protagonismo nos estudantes e na comunidade escolar, com o compromisso de

manutenção do patrimônio público e o exercício da cidadania. O objetivo é

estimular a participação social, a educação fiscal, a conscientização

socioambiental e os valores éticos, sobretudo relacionados ao combate à

corrupção.  

As ações do projeto são desenvolvidas por meio de gincanas executadas em várias etapas – além da Auditoria Cívica, do Plano de Ação e do Game da Cidadania, houve também a etapa da Tarefa Especial, que consistiu na coleta de óleo de cozinha residual para produção de biodiesel, em parceria com a Saneago. A pontuação em todas as etapas do desafio será usada para definir os vencedores do ‘Estudantes de Atitude’.

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