Goiás conquista 13 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude

Rede estadual de ensino se destacou na luta olímpica, com dois ouros na categoria infanto

Goiás terminou a

participação na Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude, disputada em

Blumenau (SC), com 13 medalhas – quatro de ouro, cinco de prata e quatro de

bronze. Dessas, cinco foram conquistadas por alunos da rede estadual de ensino.

Competindo na categoria infanto da luta olímpica, Max Gabriel França Magalhães de Almeida, do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) José Silva Oliveira, de Goianira, foi o grande destaque. Ele trouxe dois ouros na bagagem – um na categoria peso-pesado estilo livre e outro no peso-pesado estilo greco-romano.

No atletismo, as pratas vieram na categoria juvenil, com Lindsey Hanlet Barbosa Lopes, do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (GO) Nader Alves dos Santos, de Aparecida de Goiânia – segundo lugar nos 800 metros –, e na categoria infanto, com Francisco José de Oliveira Filho, do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Rialma, que competiu no salto em distância.

Pelo judô, Gabriel Alves Macedo, do Caic José Elias de Azevedo, de Águas Lindas, ganhou o bronze no peso-médio categoria juvenil. Confira aqui os demais medalhistas goianos.

Jogos da Juventude

Promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos Escolares da Juventude 2019 reuniram um total de 4.498 estudantes-atletas de 12 a 17 anos, pertencentes a escolas públicas e privadas de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, além de participantes de Angola e Japão.

O  evento teve presença de  14 Embaixadores do Esporte, entre eles, Gustavo Endres, campeão olímpico pelo vôlei; Francisco Barretto, da ginástica artística, que possui três medalhas  de ouro nos últimos Jogos Pan-Americanos; além de Paulo André, campeão do Mundial de Revezamentos no atletismo; e Duda Lisboa, classificada para disputar os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 no vôlei de praia.

A competição é uma vitrine

para jovens atletas e, de acordo com o COB, treinadores e coordenadores de

categorias de base de 16 confederações esportivas estiveram em Blumenau

observando e interagindo com os competidores, a fim de identificar talentos

para compor as categorias de base do esporte brasileiro.

Ao comentar

sobre a participação dos estudantes-atletas goianos, o superintende de desporto

educacional, Maurício Roriz, destacou o empenho do Governo de Goiás no apoio

aos jovens. “Quero agradecer o apoio incondicional da secretária de Educação,

Fátima Gavioli, do governador Ronaldo Caiado, da primeira-dama de Goiás,

Gracinha Caiado, e de toda equipe da Seduc, que possibilitaram a participação

dos atletas-alunos de Goiás na maior vitrine do esporte estudantil da América

do Sul”, afirmou.

Para 2020, já estão definidas as sedes de duas etapas regionais do evento – Aracaju (SE) e Gramado (RS).  As sedes da terceira regional e da etapa nacional ainda serão definidas pelo COB.

Fotos: Medalhistas goianos nos Jogos Escolares da Juventude 2019