Estudantes de Atitude: Colégio constrói praça, horta e quadra com o apoio da comunidade

O Colégio Estadual Presidente Artur Costa e Silva, de Aparecida de Goiânia, construiu no antigo pátio da escola uma Praça de Estudantes, uma Horta Escolar e uma Quadra Esportiva de Areia. Tudo isso contando com doações de material e de mão de obra de vizinhos, comerciantes, funcionários e pais de alunos.

Colégio Estadual de Aparecida de Goiânia conseguiu mobilizar vizinhos, comerciantes e pais de alunos, que doaram material de construção e mão de obra

Mais um desafio do projeto ‘Estudantes de Atitude’ cumprido! O Colégio Estadual Presidente

Artur Costa e Silva, de Aparecida de Goiânia, construiu no antigo pátio da

escola uma Praça de Estudantes, uma Horta Escolar e uma Quadra Esportiva de

Areia. Tudo isso contando com doações de material e de mão de obra de vizinhos,

comerciantes, funcionários e pais de alunos.

“As obras foram realizadas no período entre 30 e 45 dias. Unimos

forças, fizemos um mutirão, foi tudo muito rápido”, conta a diretora da escola Maria

Auzenira Machado. A gestora explica que a escola se mobilizou e foi buscar

suporte da comunidade.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por exemplo, contribuiu

com pneus para a horta e areia para a quadra. Outro empresário, dono de uma

pedreira na região, doou o piso de pedra. Semelhantemente, um proprietário

cedeu um de seus caminhões para limpar o pátio da escola. E toda comunidade

escolar, os estudantes os professores e os servidores, trabalharam arduamente

na execução do projeto, como relatou a diretora.

A melhoria do ambiente escolar foi apontada como prioridade pelos alunos na Auditoria Cívica feita por eles, dentro do programa Estudantes de Atitude, e entregue em outubro deste ano. A auditoria é uma espécie de diagnóstico da unidade escolar que serve como ponto de partida para um plano de ação.

Quadra Esportiva de Areia

Horta Escolar

Praça dos Estudantes

Como o pátio era antes do projeto

O projeto

Lançado em setembro deste ano pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE), o Estudantes de Atitude’ pretende promover na comunidade escolar o protagonismo cidadão, o sentimento de pertencimento à escola e o compromisso com a manutenção do patrimônio público.

Constituído de duas partes, a

Auditoria Cívica e a realização do Plano de Ação, além de outros desafios

inclusos como a coleta de óleo e o game Cidadania, o projeto irá premiar, ao

final, as dez escolas melhores classificadas. Os prêmios serão em dinheiro, em