Seduc lança Consulta Pública de versão preliminar do novo currículo para o Ensino Médio

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) abriu para Consulta Pública a versão preliminar do Documento Curricular de Goiás - Etapa Ensino Médio (DC-GO), nesta quinta-feira (28/11), no auditório do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO).
Detalhes

Secretária Fátima Gavioli pediu envolvimento da população para sugerir e avaliar o Documento Curricular de Goiás (DC-GOEM), baseado na BNCC

A Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc) abriu para Consulta Pública a versão preliminar do Documento Curricular para Goiás - Etapa Ensino Médio (DC-GOEM), nesta quinta-feira (28/11), no auditório do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO).

Na solenidade de lançamento, a secretária Fátima Gavioli comentou sobre a importância da participação da sociedade no novo currículo, que vem sendo construído coletivamente desde março de 2019, baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Hoje nós queremos apresentar para vocês, em forma de Consulta Pública, a partir desta data, o Documento Curricular para as matrizes do Ensino Médio. E eu espero que vocês possam nos ajudar, complementar, avaliar, sugerir. É isso que nós esperamos de vocês”, afirmou a secretária.

O prazo para consulta vai até 18 de dezembro. Todos os professores e demais interessados podem participar, acessando o link que ficará disponível dentro do site da Seduc. O usuário poderá adicionar comentários ao longo do documento, sugerindo mudanças.

Finalizado o prazo, a equipe da Seduc irá consolidar o material e encaminhá-lo ao Conselho Estadual de Educação (CEE) para aprovação.

Apresentação do DC-GOEM ao CEE

A coordenadora da BNCC do Ensino Médio, Telma Alves, e o coordenador de Área de Matemática e suas tecnologias, Inácio de Araújo Machado, apresentaram resumidamente a versão preliminar do DC- GOEM e a fundamentação teórica do documento, que é focada na formação integral dos estudantes.

“Precisamos conciliar o conhecimento da sala de aula com o conhecimento para a vida”, enfatizou Inácio. O coordenador explicou que o DC- GOEM foi pensado com o propósito de agendar conteúdos que façam sentido para o aluno em sua vida cotidiana.

Outro diferencial do novo currículo, apontado por Telma Alves, foi levar em consideração a pluralidade da juventude. “Tem juventude urbana, juventude do campo, juventude quilombola, juventude indígena, juventude em situação de itinerância... Então o objetivo é respeitar a pessoa humana e seus direitos”.

Dizendo estar otimista com o novo

Ensino Médio, a secretária ressaltou o enfoque do novo currículo no

protagonismo juvenil. “A forma como eles apresentam o documento para nós nos

possibilita imaginar o Ensino Médio dos próximos anos com sujeitos do seu

destino, meninos e meninas com condições de tomar decisões”, afirmou.

A superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, relembrou as diversas etapas que antecederam a construção do DC- GOEM: a formação dos assessores pedagógicos das Coordenações Regionais de Educação (CREs), a formação de alguns professores das CREs e a realização de um seminário em Goiânia, com alguns professores de todas as áreas do conhecimento. Foi feita, ainda, uma agenda de Imersão Curricular em todas as escolas de Ensino Médio do Estado, no dia 22 de novembro.

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