Durante lançamento do projeto Seduc Cerrado, governador Caiado destaca importância dos jovens como lideranças regionais

Evento foi realizado nesta terça-feira (21/09), dentro das comemorações do Dia da Árvore. Na oportunidade foram plantadas 1.500 mudas de espécies nativas do Cerrado em Goiânia e interior do Estado

O primeiro compromisso da agenda do governador Ronaldo Caiado nesta terça-feira (21/09) foi com a preservação do meio ambiente. Às 8 horas da manhã, ao lado da secretária Fátima Gavioli, Caiado prestigiou o lançamento do projeto Seduc Cerrado e do Movimento Goiás Pelo Cerrado.

Na mesma cerimônia, realizada em comemoração ao Dia da Árvore, o governador participou de uma homenagem a 40 estudantes da rede estadual, selecionados em um concurso de redação promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Esses estudantes são agora Embaixadores do Cerrado e cada um representa uma Coordenação Regional de Educação (CRE).

O evento foi promovido no Parque Leolídio di Ramos Caiado, no Setor Goiânia 2, onde os 40 alunos participaram de uma ação de plantio de 70 mudas de espécies nativas do Cerrado. As árvores vão contribuir para a preservação de diversas nascentes na Área de Preservação Permanente (APP) do Ribeirão João Leite. Simultaneamente, em todo o Estado, alunos e professores participaram de ações de reflorestamento que culminaram no plantio de 15 mil árvores.

Dentre os 40 classificados, três receberam um notebook como prêmio. O computador também foi entregue aos respectivos professores orientadores das redações vencedoras. O primeiro lugar ficou com a aluna Isis de Brito Fernandes, do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professor Alcide Jubé, da Regional de Goiás. O segundo lugar com Jéssica Lacerda dos Santos, da CRE de Rio Verde; e o terceiro, com Iane Fernandes Rodrigues Miguel, da CRE de Palmeiras.

Lideranças regionais

Participaram do concurso de redação estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual de todo o Estado. A secretária Fátima Gavioli destacou que cada embaixador possui um grande poder de influência em suas comunidades e região e a Seduc Goiás tem a intenção de aproveitar esse potencial para fortalecer as políticas educacionais e ambientais.
“Se eles foram selecionados é porque escrevem muito bem; e se escrevem muito bem são grandes as chances desses jovens serem lideranças em suas escolas. Nós sabemos que os menores, alunos do 6º ao 9º ano, se inspiram no comportamento de vocês. E vocês são exemplo o tempo todo dentro e fora da escola. Isso reforça ainda mais a responsabilidade de cada um de vocês como Embaixadores do Cerrado”, frisou a secretária.

Fátima Gavioli afirmou também que o Governo de Goiás, por meio da Seduc, pretende estimular e apoiar esses embaixadores a se envolverem em questões sociais e ambientais em suas cidades, atuando em causas que vão da preservação ambiental até a proteção dos direitos dos animais em situação de rua. De acordo com ela, essas jovens lideranças têm tudo para estarem assumindo, daqui a 10 anos, cargos no Estado. “Nossas escolas são incubadoras e por isso a importância de semearmos as grandes ideias a partir de lá”, acrescentou.

A secretária fez questão de ressaltar ainda que ficou impressionada com a consciência política, educacional e ambiental dos jovens selecionados como Embaixadores do Cerrado. “Se nós queremos viver em um país ou em um mundo melhor, o segredo é investir nesses alunos. E tudo que quisermos plantar, passa pela educação”.

Segurança hídrica

Após citar a falta de água em diversos municípios goianos no tempo da estiagem, o governador Ronaldo Caiado lembrou a importância do plantio de árvores e do reflorestamento para garantir a segurança hídrica dos 246 municípios goianos. Sobre o projeto Embaixadores do Cerrado, ele elogiou a iniciativa e salientou que a ação é fundamental para a formação de novas lideranças regionais. “Vocês serão líderes que vão impactar a vida em suas comunidades, conscientizando as pessoas. Então a responsabilidade de vocês, nesse momento, é muito grande. O que vocês falarem, transmitirem e a forma como se comportarem passará a ser uma referência”, completou o governador.

Encontro com a secretária

Após a cerimônia de lançamento, no Setor Goiânia 2, a secretária Fátima Gavioli recebeu 0s 40 embaixadores e seus professores no gabinete da Seduc Goiás. Ela conversou com os estudantes, educadores e coordenadores regionais e falou sobre os avanços da educação estadual de 2019 até agora e as novidades que estão por vir.

Entre elas os uniformes para as aulas de Educação Física, a substituição dos computadores de todas as unidades educacionais e das Coordenações Regionais de Educação (CREs), a distribuição de novas carteiras escolares e dos aparelhos de ar-condicionado para as instituições de ensino.

Presenças

O lançamento do projeto Seduc Cerrado/Movimento Goiás Pelo Cerrado foi prestigiado por diversas autoridades do Estado e município, entre elas a secretária estadual de Meio Ambiente, Andreia Vulcanis; deputado estadual Pastor Jeferson; vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves; diretor técnico do Detran Goiás, Isac Souza; superintendente de Modalidades Temáticas Especiais, Núbia Reijaine; Gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação, Marcos Pedro; subsecretária de Execução de Política Educacional, Helena Bezerra; presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Luan Deodato Alves.

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende as metas 02 e 05 do Plano Estadual de Educação (PEE)