Dia D do PPP: Escolas do ensino fundamental reformulam seus projetos pedagógicos

Durante esta semana, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) organizaram, em todas as escolas estaduais e municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado de Goiás, o dia D do Projeto Político-Pedagógico (PPP).

Na data, estabelecida em cada instituição de acordo com o calendário da unidade, as comunidades escolares (professores, pais e estudantes) se mobilizaram para reelaborar os PPPs das suas escolas de acordo com o novo Documento Curricular de Goiás – Ampliado (DC-GO)

PPP e implementação da BNCC nas escolas

O PPP é um documento elaborado por cada instituição de ensino,

a partir do DC-GO, que estabelece a missão, visão e valores da escola, faz um

diagnóstico da unidade e aponta soluções e projetos de ensino. Ele deve ser construído de

maneira colaborativa, com a participação não só da equipe pedagógica e administrativa

da instituição, mas também de familiares, alunos e a comunidade em geral.

A reelaboração dos PPPs é um passo importante para a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas, que começará a acontecer em Goiás a partir de 2020. Enquanto as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental estão na fase de consolidação das PPPs, a etapa do Ensino Médio ainda trabalha na aprovação do DC-GO, previsto para ser aprovado até o final de 2019.

Documento Curricular de Goiás

Documento elaborado pelo Estado que traduz as normas da BNCC para a realidade local de Goiás. O DC-GO da Educação Infantil e Ensino Fundamental foi aprovado em 2018 e está em fase de implementação. O do Ensino Médio está em processo de construção coletiva e deve ser aprovado até o final do ano.