Estudantes goianos viajam para Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude
- Detalhes
Um grupo de cerca de 60 jovens foi recebido hoje (14/11) na Seduc, de onde partiu para a disputa da competição, em Blumenau (SC)
Alegria, adrenalina, um pouco de ansiedade e a expectativa de representar bem o estado de Goiás na maior competição esportiva estudantil do Brasil. Este foi o misto de emoção verificado entre os estudantes goianos que passaram hoje (14/11) pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), onde foram recepcionados pela secretária Fátima Gavioli e de onde partiram com seus técnicos para a disputa da Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que será realizada entre os dias 16 e 30 de novembro, em Blumenau (SC).
Nesse primeiro momento, seguiram para a competição um grupo de 60 estudantes, entre de 12 a 17 anos, que disputarão as modalidades de judô, luta olímpica e handebol.
Ao desejar sucesso aos jovens atletas, Fátima Gavioli ressaltou
que “o desporto educacional é uma parte primordial na formação dos estudantes”,
acrescentando que o Governo de Goiás apoia estas competições e que pôde “ver o
empenho de todos os estudantes nas etapas dos jogos no estado”.
Aluno do Colégio Estadual Claudiano Rocha, de Formosa, Jhemerson
Viana de Melo, 15 anos, representa a rede pública de ensino na categoria peso-médio
do judô (até 90 kg). Ele pratica a modalidade desde os 8 anos, entre aulas numa
academia privada e o treinamento na unidade do Corpo de Bombeiros de Formosa,
onde participa do ‘Há-Judô’, programa social de incentivo ao esporte
desenvolvido pela 7ª Companhia Independente Bombeiro Militar da cidade e
destinado a ex-alunos do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom).
É a primeira vez que Jhemerson participa dos Jogos Escolares, mas em 2019 já competiu em torneios nacionais, como o Campeonato Brasileiro Escolar de Combate Games – evento classificatório para o Mundial Escolar, realizado em junho, na Hungria – e o Campeonato Brasileiro Região IV, no qual ficou em 7º lugar. Para Jhemerson, os Jogos Escolares é uma oportunidade de praticar, aperfeiçoar a técnica e seguir no esporte, que pretende conciliar com uma futura graduação em Direito e a carreira militar. “Minha intenção é fazer a faculdade e ser oficial dos Bombeiros”, diz.
Promessa de
medalha
Também no judô, uma grande promessa de medalha
para Goiás é o estudante Gabriel Felipe Siqueira Santos, que faz o 1º ano do
Ensino Médio na Escola Estadual José Ludovico de Almeida, em Anápolis.
Aos 16 anos, ele é campeão goiano sub-18 na categoria peso-pesado (mais de 90 kg), liderando o ranking estadual por dois anos consecutivos. O desempenho é uma conquista que orgulha o estudante, que, embora pratique o esporte desde os 6 anos de idade, só passou a encarar as competições há dois anos. Na saída dos atletas da Seduc, Gabriel foi acompanhado pelos pais, Cleusa Siqueira e Ismael Santos, que, segundo o atleta, são seus principais patrocinadores e incentivadores.
Luta
Nas modalidades individuais, também há muita
expectativa para a participação dos goianos na luta olímpica. “Estamos
empolgados com os atletas, que vêm trabalhando forte. A expectativa é que este
ano tenhamos um bom destaque”, afirma o técnico da delegação de luta olímpica,
Luciano de Paes, que é professor do Colégio Estadual Dr. Henrique Santillo, em
Senador Canedo.
Entre as mulheres nessa modalidade está Mariana
Conceição de Sousa, de 16 anos. De Senador Canedo, onde cursa o 2º ano do
Ensino Médio no Colégio Estadual João Carneiro, ela é uma iniciante no esporte,
que pratica há um ano, por meio de um projeto social que busca identificar
jovens atletas entre alunos da rede pública.
Mas o pouco tempo nas disputas não impediu Mariana de conquistar o 1º lugar na categoria peso-médio (até 60 kg) do Campeonato Goiano da modalidade, realizado em setembro, na cidade de Palmeiras de Goiás. Para os Jogos Escolares da Juventude, ela afirma que a meta é ficar entre os 10 primeiros colocados, por ser sua estreia na competição.
Demais
modalidades
No primeiro grupo que viajou para a Etapa Nacional dos jogos estava também o time de handebol masculino infanto da Escola Estadual Maria Ribeiro Carneiro, de Rio Verde. A equipe é formada por 10 alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e tem como capitão o estudante Paulo Henrique Kauczirca. Na saída dos atletas da Seduc, ele destacou que todos os adversários na modalidade estão no mesmo nível e são muito fortes. Mas, para Paulo Henrique, só há uma expectativa: “sair em 1º lugar”.
Além dos atletas que partiram hoje, está programada a viagem dos jovens que representarão Goiás no atletismo, badminton, futsal e voleibol, além das modalidades de ciclismo, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Eles seguirão para Blumenau entre os dias 20 e 25 de novembro, de acordo com a data de disputa de suas modalidades.