Professores concluem formação em iniciação científica no cotidiano da escola

Capacitação foi ofertada em

parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e com o

apoio da Faculdade Alfredo Nasser

Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc), por meio do Centro de

Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais de Educação, entregou para 25

professores, nesta quinta-feira (7/11), o certificado de conclusão do curso de

aperfeiçoamento ‘O Conhecimento Científico no Cotidiano da Escola’.

A capacitação foi ofertada entre os meses de agosto e novembro e foi fruto de uma parceria entre a Seduc Goiás e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Regional Goiás, com o apoio da Faculdade Alfredo Nasser (Unifan).

Semipresencial, o curso foi direcionado aos professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, que atuam nas escolas de tempo integral da rede pública estadual de Goiânia e de Aparecida de Goiânia.

Os conteúdos foram distribuídos em cinco módulos de oito horas, sendo divididos em encontros presenciais mensais e o restante por meio virtual. “Os módulos foram pensados e planejados de maneira integrada, tendo como fio condutor o proceder científico no cotidiano escolar”, explicou Rita de Cássia Ferreira, superintendente do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação da Seduc Goiás.

Os módulos abordaram temas como o

conhecimento científico e o conhecimento cotidiano; a leitura científica e a

conexão com o cotidiano; as teorias e práticas no processo de planejamento,

elaboração e execução de projeto científico; a ciência produzida e a ciência

ensinada; e as formas de abordagem da ciência na escola.

De acordo com Rita de Cássia, a

capacitação foi o pontapé inicial na formação continuada dos professores de

Goiás. “Essa lacuna agora começou a ser ocupada e o Centro de Formação pretende

identificar as necessidades de qualificação dos professores para criar

mecanismos de aperfeiçoamento com foco no desenvolvimento da educação de

qualidade”.

Potencialização do saber

Um dos participantes do curso, o professor Josimar, do Colégio Estadual Dom Abel, em Goiânia, conta que ficou muito feliz em participar da formação. “Leciono há três anos na rede estadual de Goiás e é a primeira vez que tenho esta oportunidade. Esse aprendizado será muito importante para melhorar ainda mais as minhas aulas”.

A professora Márcia Pelá, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Cidades (PoliSínteses) da Unifan, que coordenou a formação, destaca que a parceria com a Seduc Goiás vem dando resultados bastante positivos, pois tem possibilitado a potencialização cada vez maior dos professores e isso traz reflexos importantes no cotidiano das escolas.