Mais de 75% dos alunos das redes municipais da regional de Educação de Santa Helena de Goiás fazem a avaliação do programa AlfaMais Goiás

Um total de 855 alunos das escolas municipais de Santa Helena de Goiás, Acreúna, Maurilândia, Porteirão e Turvelândia, no sudoeste goiano, participaram de avaliações de fluência em leitura, por meio do Programa de Colaboração pela Criança Alfabetizada, o AlfaMais Goiás, criado pelo Governo de Goiás para promover a Alfabetização dos estudantes na idade certa.

“Tivemos uma participação de cerca de 78% dos estudantes, de 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, de 16 unidades escolares municipais, aptos a fazerem a avaliação”, destaca Magna Lacerda, coordenadora regional de Educação de Santa Helena de Goiás. Segundo Magna, essa boa participação nas avaliações apresenta informações importantes sobre o domínio dos alunos das redes municipais da região quanto à leitura, habilidades e competências, sendo possível mapear os pontos fortes e dificuldades de cada turma e estudante.

Para a professora Nayara Rodrigues Goulart da Silva, da Escola Municipal Militarizada Pedro Romualdo Cabral, em Santa Helena de Goiás, as avaliações ajudam no planejamento das atividades. “Muitas crianças conseguiram realizar sua avaliação de forma tranquila, mas, outras, por conta da pandemia, tiveram o desempenho prejudicado”, explica.

Em Acreúna, Elisângela do Nascimento Assunção, gestora pedagógica da Escola Municipal Militarizada Tia Lourdes, enalteceu a realização das avaliações, reforçando, também, sobre a relevância de uma maior participação das famílias no processo de leitura que deve ajudar a melhorar a fluência dos alunos”.

Escolas participantes
Santa Helena de Goiás

• Escola Municipal João Saraiva
  • Escola Municipal Militarizada Pedro Romualdo Cabral
  • Escola Municipal Valeriano Rodrigues da Silva
  • Escola Municipal Wilmar Vieira Arantes
  • Escola Municipal Paulo Lopes
  • Escola Municipal Narcisa Costa Leão
  • Escola Municipal Custódio P. Vêncio
  • Centro de Ensino em Período Integral Municipalizado Militarizado Alcides Rodrigues da Silva

Acreúna

• Escola Municipal Coronel Felix
  • Escola Municipal Décio Felipe
  • Escola Municipal João Batista Filho
  • Escola Municipal Militarizada Tia Lourdes

Porteirão

• Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro

Maurilândia

• Escola Militarizada Costa e Silva
  • Escola Municipal Militarizada Neide Carvalho de Souza

Turvelândia

• Escola Municipal do Ensino Fundamental Floriano Ferreira Borges

Estado e prefeituras
Para assegurar a Alfabetização completa nos anos iniciais da Educação Básica, Estado e municípios trabalham juntos nas ações. O Governo de Goiás disponibilizou os recursos técnicos e financeiros, já as prefeituras são responsáveis pela adesão e pela implementação das iniciativas.

O AlfaMais Goiás utiliza um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), que realiza a avaliação de leitura, fornece um diagnóstico da alfabetização das crianças e norteia as ações do programa.

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende as metas 02 e 04 do Plano Estadual de Educação (PEE)