Confira dicas para o primeiro dia de provas do Enem
- Detalhes
Equipe do ‘Goiás Bem
no Enem’ apresenta orientações para candidatos que farão o exame
A
equipe do ‘Goiás Bem no Enem’ preparou várias dicas práticas e de conteúdo para
os alunos que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujo primeiro
dia de provas ocorre neste domingo, 3 de novembro. Confira dez principais recomendações
para a primeira etapa do exame:
- Confirme o seu local de prova, verifique o trajeto e o transporte. Escolha o caminho e faça o itinerário antes do dia de prova, para não ser surpreendido (a) no dia do exame. A consulta aos locais de prova pode ser feita pela Página do Participante, pelo endereço eletrônico do Inep: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante. É necessário digitar o CPF e a senha cadastrada na inscrição.
- Caso você precise comprovar a presença nos dias de provas, deverá acessar a Declaração de Comparecimento, também na Página do Participante, e entregá-la no dia do exame.
- No dia de prova, planeje bem o tempo, pois você tem em média três minutos para responder cada questão. Não corra o risco de ficar sem tempo e acabar chutando!
- As provas do Enem têm conteúdo amplo e trabalham a interdisciplinaridade e contextualização. Exigem também temas relacionados a atualidades.
- No primeiro dia de prova (03/11), você terá 5h30 para responder 45 questões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e elaborar a Redação.
- Procure descansar e dormir cedo. Você vai precisar estar bem fisicamente, uma vez que ficará um bom período sentado (a).
- Se alimente bem e não coma alimentos que não esteja habituado. Evite a chance de qualquer mal-estar e opte por pratos leves e saudáveis.
- Para fazer as provas, você deve levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, documento oficial de identificação, original e com foto.
- Fique atento (a)! Nos dias de prova, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília.
- Não esqueça! O resultado do Enem pode ser usado para acesso à educação superior no Brasil e em instituições de Portugal, e aos programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
Atenção a temas atuais
O estudante deve estar por dentro de temas em evidência nas diversas disciplinas e atento a toda informação relevante que possa impactar no seu desempenho. Veja as principais orientações dos professores do ‘Goiás Bem no Enem’ para o primeiro dia de provas:
Redação
- Conheça todas as situações que podem levar à nota zero para se livrar delas.
- Leia com muita atenção os textos motivadores, pois eles servem como guia para o desenvolvimento do tema, sem, claro, fazer cópia deles.
- Relacione o tema com alguma situação, como um filme ou uma série; um romance famoso, uma frase de um grande estudioso, uma teoria de outra área do conhecimento, como a Física, Química, História ou mesmo um ditado popular. Assim você estará contextualizando o tema e enriquecendo-o.
- Lembre-se de que, para fazer uma proposta de intervenção, você precisa dos seguintes elementos: “O quê” (ação); “quem” (agente ou agentes); “como”; “para quê?”; "detalhamento".
Temas que merecem atenção
- Inteligência artificial;
- “A importância da disciplina na escola”;
- Mobilidade urbana e seus desafios;
- O reaparecimento de doenças já erradicadas
- O processo de adoção no Brasil.
Temáticas de Geografia
- Questão ambiental;
- Globalização;
- Questão agrária;
- Cartografia;
- Demografia;
- Urbanização/industrialização
- Fontes de energia.
Temáticas de História
- Ditadura Militar;
- Era Vargas e Revolução de
1930;
- Escravidão no Brasil
- Regime Totalitário e
Segunda Guerra Mundial;
- Temas de História
Contemporânea: reforma trabalhista; bullying
e a juventude brasileira; diversidade e preconceito no Brasil; questão indígena
no Brasil.
Temas
de Inglês
- Problemas sociais,
ambientais, diversidades culturais, Organizações Não Governamentais (ONGs),
músicas e charges.