Mais de 99,5 mil alunos de rede estadual de Educação fazem provas do Saego nesta terça-feira, 22/10
- Detalhes
Alunos de 863 escolas da rede estadual de Educação realizam nesta terça-feira (22/10) provas do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego).
Os testes e questionários socioeconômicos que compõem o exame serão aplicados a 99.581 estudantes de escolas pertencentes a 30 Coordenações Regionais de Educação (CREs) – entre elas, as Coordenações de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Participam do exame alunos de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Saego foi criado em 2011 com o objetivo de avaliar a proficiência dos estudantes nas disciplinas de Matemática e de Língua Portuguesa e, assim, contribuir para a melhoria do desempenho educacional dos alunos da rede estadual.
Zona rural
Os estudantes do 2ª ano fazem avaliação somente de Língua Portuguesa. Para os demais, são aplicados testes das duas disciplinas. O Saego também abrange escolas conveniadas com a rede estadual e turmas da zona rural, com exceção das multisseriadas. Já a Educação de Jovens e Adultos (EJA) não participa deste exame.
As provas serão aplicadas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As avaliações ocorrem em horário escolar, a partir de 20 minutos após o início das aulas.
Para o 2º ano do Ensino Fundamental, o exame terá duração de duas horas. Para as demais turmas, o tempo de realização é de duas horas e meia. Durante esse período, os alunos também respondem a um questionário socioeconômico.