Conheça os representantes de Goiás na etapa semifinal da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Dez dos trabalhos selecionados são de alunos da rede

estadual de Educação

Os representantes de Goiás na etapa semifinal da 6ª

edição da Olimpíada de Língua Portuguesa já estão definidos. A seleção foi

realizada no dia 8 de outubro, quando a Comissão Julgadora Estadual de Goiás

selecionou 20 textos para a próxima fase, que corresponde à etapa regional do

concurso.

Este ano, concorrem na Olimpíada produções em texto

e vídeo. Na fase estadual, foram selecionados três textos de “Artigo de opinião”,

cinco do gênero “Crônica”, três do gênero “Documentário”, seis de “Memórias

literárias” e três do gênero “Poema”. Entre os trabalhos classificados, 10 são

de alunos pertencentes à rede estadual de Educação.  A comissão estadual recebeu 571 textos

selecionados na fase anterior pelas Comissões Julgadoras Municipais: 95 artigos

de opinião, 141 crônicas, 75 documentários, 139 memórias literárias e 121 poemas.

Para a fase semifinal da Olimpíada, são classificados 569 alunos e professores. Nesta próxima etapa, os alunos, acompanhados de seus professores, participam da Oficina Regional de Escrita, que, de acordo com cada gênero contemplado pelo concurso, ocorrerá em
São Paulo, nas seguintes datas:

• 23/10 a 25/10 – Crônica;
  • 28/10 a 30/10 – Memórias literárias;
  • 4/11 a 6/11 – Poema;
  • 11/11 a 13/11 – Documentário;
  • 17/11 a 19/11 – Artigo de opinião.

Olimpíada

Participam da Olimpíada de Língua Portuguesa alunos do 5° ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O tema do concurso é “O Lugar Onde Vivo”.  A Olimpíada é realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria entre com a Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O concurso objetiva apoiar professores da rede pública na melhoria das práticas de ensino e no desempenho dos alunos em leitura e escrita. Os 28 vencedores, entre alunos e professores, serão conhecidos no dia 29 de novembro.