Município de Turvânia recebe mais um ônibus de transporte escolar

Veículo

de 44 lugares foi entregue pela Seduc nesta quinta-feira (3/10)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), repassou um novo ônibus de transporte escolar para o município de Turvânia, nesta quinta-feira (3/10), na sede da Secretaria. Neste ano, o Estado já entregou 152 ônibus às prefeituras.

O município de Turvânia, que fica a cerca de 100 km da Capital, foi um dos contemplados em entregas anteriores de 2019, quando recebeu outros dois veículos. Os ônibus escolares foram adquiridos pelo Governo de Goiás mediante programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Caminho da Escola, e viabilizados por recursos advindos de emendas parlamentares da bancada federal goiana no Congresso Nacional. (Clique aqui para saber o que são emendas parlamentares)

Economia

O prefeito Fausto Mariano, que compareceu à Secretaria para a solenidade de entrega e para a assinatura do Termo de Cessão de Uso, explicou que a cidade conta hoje com 15 linhas de transporte escolar, responsáveis por conduzir alunos residentes na zona rural. Destas 15 linhas, três serão mantidas com os ônibus cedidos pelo Estado, enquanto os restantes funcionam por terceirização do serviço.

“Antigamente operava-se a questão da terceirização e acaba demandando um custo maior para o município, porque essas empresas também visam lucro. Nós requeremos adquirir mais veículos do Caminho da Escola para que o próprio município fique responsável por buscar esses alunos”, afirmou o prefeito, que estima uma economia de R$ 3 mil por mês em cada linha.

Cooperação

entre União, Estado e Município

O veículo cedido nesta quinta-feira (3/10) possui 44 lugares e custa aproximadamente R$ 227 mil. Com os recursos destinados pelos deputados e senadores, que também estipulam os municípios a serem contemplados, o governo estadual adquire os veículos, por meio de licenciamento ou por adesão à ata do FNDE, e cede para o município. Enquanto isso, a prefeitura fica responsável pelo licenciamento, contratação dos seguros e transporte dos estudantes.