Projeto de Vida do Ensino Médio em Período Integral leva estudantes a planejar o futuro profissional e acadêmico

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Alunos compartilham depoimentos na sala do Projeto de Vida

Alunos do Cepi Pedro Gomes contam como o projeto impactou suas jornadas de autoconhecimento e buscas por melhores oportunidades

 

O modelo pedagógico do Ensino Médio em Período Integral, formulado pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc) a partir do protótipo do Instituto de Corresponsabilidade de Educação (ICE), engloba a formação acadêmica, a formação para a vida e a formação para o Mundo do Trabalho.

O componente viabilizador dessa formação completa, que propicia aos alunos uma jornada de autoconhecimento e preparação para o futuro, é o Projeto de Vida, grande destaque dos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis).

A gente consegue ter percepção do mercado de trabalho, pensamentos sobre o futuro. Porque a gente chega no ensino médio e fica tipo: ai meu Deus, o ensino médio é incrível. Mas a gente tem um choque de realidade mesmo: daqui a dois anos a gente vai formar e vai para fora, para o mercado de trabalho.

Geovanni Alves, estudante do 3º ano do Cepi Pedro Gomes

As atividades do Projeto de Vida são realizadas no 1º e 2º ano do Ensino Médio. O projeto faz parte do Núcleo Diversificado do currículo do Ensino Médio em Período Integral, juntamente com as disciplinas eletivas, as práticas de laboratório e o Pós-Médio (espécie de preparatório para o Enem e vestibulares). Nele, o adolescente documenta seus sonhos, metas e ambições para o futuro.

“Você traça todo o seu planejamento de vida. Desde o que você pode fazer agora até o seu futuro. Tudo especificado, seu planejamento semanal, horário de estudo, hora de lazer”, contou Juliany Arruda, do 3º ano do Cepi Pedro Gomes. Juliany foi uma das alunas que alteraram os planos por causa do trabalho realizado pelo Cepi.

 

“No ano retrasado eu participei de uma eletiva de Carreira Profissional. A Fátima, professora de química, trouxe profissionais de várias áreas para conversar com a gente, falar sobre a área. E veio uma psicóloga. Na época eu queria fazer algo totalmente diferente, Engenharia Civil. E com o que ela falou, eu me identifiquei e eu mudei completamente meu sonho”, narrou a estudante.

 

Formação para a vida

Além da perspectiva sobre o futuro acadêmico e profissional, Arthur Tavares, do 1º ano do mesmo colégio, complementou que o projeto aborda temas pessoais e sociais, preparando o aluno para a vida em comunidade. “Tem também essa questão social, sabe? Amigos, sociedade, Constituição...”

 

Professores & Alunos

Esse processo de autoconhecimento e planejamento conta com a ajuda de um tutor, professor que cada estudante escolhe para orientá-lo durante o ano. Os alunos ouvidos do Cepi Pedro Gomes relataram que a relação deles para com os tutores é baseada na admiração e cooperação.

Ela sempre me motiva. Ela sabe que eu quero ser estilista, e ela pergunta: e aí? Você quer passar para qual faculdade?

Rayane Aparecida, estudante do 2º ano do Cepi Pedro Gomes

“Ela me inspira a ser uma pessoa melhor, sabe? Ela sempre me motiva, fica sempre falando quantos dias falta para o Enem”, sorriu Juliany. “Ela sempre está em cima. Alguns alunos acham que é chatice, mas para mim é algo bom, porque demonstra que ela se preocupa”.

 

Com proposta humanizadora, Cepi Pedro Gomes está entre melhores escolas de tempo integral do Brasil