Oficina de tecnologia incentiva interação, ludicidade e criatividade em sala de aula

Detalhes

Capacitação foi realizada na manhã desta

sexta-feira, 20/09, em Goiânia

As professoras Oneida Fernandes Pereira, de Matemática, e Ainoan Viana de Sousa Santos, de Língua Portuguesa, do Colégio Estadual Severiano de Araújo, da Vila Mutirão II, região noroeste de Goiânia, vão agregar ao projeto para a Semana do Trânsito que estão preparando para a sua escola informações e técnicas criativas a que tiveram acesso em oficina realizada na manhã desta sexta-feira, 20/09.

A oficina “Cultura Maker 4:0: Máquinas Motorizadas

para Professores da Educação Básica” da qual as duas professoras participaram,

reuniu, em Goiânia, professores formadores, das unidades escolares e dos

Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) de diferentes regiões do estado. Todos

tiveram acesso a técnicas, recursos e artefatos, e a um treinamento de como

utilizar coisas simples e a tecnologia em sala de aula. Na verdade, de forma

leve, levarão para as escolas da rede pública estadual de ensino, conhecimento

que poderá proporcionar, por meio da criatividade, mais interação, ludicidade,

colaboração, cooperação, coletividade e interesse pela aprendizagem.

A oficina foi promovida pela Secretaria de Estado

da Educação de Goiás (Seduc), por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e

Formação dos Profissionais de Educação, do Núcleo de Tecnologia Educacional de Goiânia

(NTE) e Coordenação Regional de Educação de Goiânia (CRE), e a Pontifícia

Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).  O projeto que ampara a oficina foi

desenvolvido na PUC-SP.

Interdisciplinar

No projeto, a vivência e a experimentação são

valorizadas, assim como o desenvolvimento de competências socioemocionais

criativas, por meio dos conceitos provenientes da STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics – Ciência,

Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Um dos

principais componentes é a integração. Em vez de se trabalhar conteúdos de modo

isolado, as atividades são baseadas em projetos e investigações com foco na

aprendizagem interdisciplinar alinhados ao dia a dia e à vida dos estudantes e

da comunidade escolar.

No

treinamento foram abordados a elaboração de projetos na interface da educação

maker 4.0 na STEAM com as competências indicadas na Base Nacional Comum

Curricular (BNCC); desenvolvimento e prototipação e criação de máquinas

motorizadas; organização do material que será utilizado no desenvolvimento da

máquina motorizada; acréscimo de motores, baterias e chave liga-desliga nas

máquinas motorizadas; utilização das principais ferramentas na prototipação e

criação de máquinas motorizadas; acréscimo de arte na máquina motorizada;

socialização da prototipação e criação de máquinas motorizadas na internet.

Oneida e

Ainoan, todo o tempo, fizeram anotações e fotos que, de acordo com elas, vão

enriquecer não só o novo projeto da Semana de Trânsito de 2019, mas também

outros mais de 10 projetos que a escola delas, Colégio Estadual Severiano de

Araújo, desenvolve.