Em visita à Coordenação Regional de Campos Belos, secretária de Educação ouve necessidades da comunidade escolar

Detalhes


Neste fim de semana, foi realizada mais uma edição da Seduc Itinerante. Desta vez na cidade de Campos Belos, onde foram debatidos temas relacionados à importância da educação no Estado de Goiás. Em uma fala franca, a secretária de Educação, Fátima Gavioli, explicou o que está sendo feito para melhorar os índices de aprovação e de proficiência dos alunos da Regional.

A reunião foi realizada no Centro de Ensino em Tempo Integral (Cepi) Polivalente e teve a participação de diretores, professores e alunos da escola, que receberam a secretária com música. Durante o encontro, os estudantes disseram que a disciplina que eles mais gostam de aprender é a Matemática.

A professora Fátima Gavioli explicou que a economia que tem sido feita em sua gestão tem como foco garantir avanços à educação. Ela afirmou ainda que a Seduc está fazendo um estudo de rede nas escolas em tempo integral para mapear as necessidades e definir as prioridades na atuação. Foi explicado também que a Secretaria de Educação está realizando ações de promoção da cultura de paz e de mediação de conflitos nas escolas da rede. A tônica da reunião foi a falta de infraestrutura de várias unidades educacionais da região, como, por exemplo, o Cepi Polivalente, onde ainda não tem refeitório nem quadra de esportes para os alunos.

No sábado pela manhã (14/9), uma equipe da Seduc visitou o Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes e conheceu a realidade da unidade escolar, que possui três pavimentos: um inaugurado no governo de Leonino Caiado e os outros dois pavimentos na gestão do ex-governador Iris Rezende Machado. A escola ainda é feita no sistema de placas.

A secretária Fátima Gavioli foi informada pelo diretor da escola que a unidade escolar não consegue ter acesso às verbas federais porque tem pendências na área contábil. Para resolver a situação, ela solicitará à Superintendência responsável que oriente a escola. Sobre as demandas de infraestrutura, a secretária já encaminhou o problema para a Superintendência de Infraestrutura.

Na cidade de Cavalcante, à tarde, foi realizado o lançamento do programa Alfabetização e Família, que foi desenvolvido pelo Gabinete das Políticas Sociais do Governo de Goiás em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. No projeto, a alfabetização de jovens e adultos será o foco principal. O trabalho será feito por bolsistas orientados pela Seduc de Goiás e previsãl é de que até o final deste ano sejam formadas várias turmas.

Em Cavalcante, a secretária se reuniu com o responsável pelo Projeto Rondon e com a equipe do ministro Osmar Terra, que estava acompanhando o governador Ronaldo Caiado em uma visita à região. Ficou acertado um novo encontro com a equipe do projeto Alfabetização e Família para definir como será realizado o trabalho de cooperação com foco na alfabetização dos moradores da região.


No Colégio Estadual Elias Chein foi apresentado um projeto musical coordenado pelo Ciranda da Arte e pelo grupo Ipê Artes. Os alunos que participaram do projeto Olimpíadas das Humanidades se apresentaram e também agradeceram ao governador por terem sido recebidos por ele no Palácio das Esmeraldas no início deste ano.