Centro de Ensino em Período Integral de Aparecida de Goiânia se classifica na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

Detalhes

Artigo de Opinião e Documentário produzidos por alunos do CEPI Nova Cidade foram selecionados para a fase estadual da competição

Os alunos do Centro de Ensino em Período Integral

(CEPI) Nova Cidade, em Aparecida de Goiânia, se classificaram para a fase

estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) com dois trabalhos: um documentário

e um artigo de opinião.

O documentário foi produzido pelas estudantes

Estefany Santos de Melo, Fernanda Maria Nunes dos Santos e Simara Souza Santos

e o artigo foi escrito pelo estudante Leandro John Pinheiro dos Santos. Os

professores Maykon Rodrigues, Weber Wilson e Cleube Sérgio supervisionaram os

trabalhos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Cinema.

Conforme o edital da OLP, poderiam participar da categoria

artigo de opinião alunos do 3º ano do Ensino Médio e da produção do documentário,

estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de

produção de textos direcionado aos alunos e professores de escolas públicas de

todo o país e podem participar estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º

ano do Ensino Médio.

As categorias são divididas em poemas, memórias

literárias, crônicas, documentários e artigos de opinião. As premiações variam

de acordo com as etapas de classificação (municipal, estadual, regional e

nacional), e incluem cupons para retirada de livros, leitor de livro digital e

viagem cultural.

Artigo de

opinião

O tema deste ano foi o mesmo das edições anteriores:

“O Lugar Onde Vivo”. A proposta da temática é aproximar os participantes da realidade

vivida em suas comunidades a partir do viés da cidadania. O professor Cleube

Sérgio explicou que o processo de produção do artigo com os alunos passou pela

fase de leitura de artigos prontos, pesquisa sobre o tema, exercício de escrita

e revisão. O estudante Leandro John, que teve seu texto selecionado entre os 26

produzidos pela turma, abordou o problema da violência urbana.

“Ele fez várias redações a partir das minhas orientações

e o resultado final foi este, um belo artigo de opinião, que culminou na

classificação do nosso aluno do 3º ano”, elogiou o professor de Língua Portuguesa.

Leandro John, 17 anos, contou que se inspirou em um

texto exibido em sala de aula pelo professor e buscou dados na área de

segurança para embasar sua argumentação. “Foi uma experiência bem interessante.

Geralmente faço redação só em prova ou valendo nota, mas desta vez eu pude

escrever livremente”.

Documentário

Já na categoria documentário, as estudantes

Estefany, Fernanda e Simara decidiram mostrar a realidade do Setor Nova Cidade,

em Aparecida de Goiânia, bairro onde está situada a escola onde estudam.

O enfoque dado pelas três foram as mudanças da

região com o passar do tempo e os pontos positivos e negativos do local. Sobre

a produção, as alunas do 1º ano comentaram que precisaram usar a criatividade.

“A gente não tem condição para alugar equipamento, então fizemos tudo

improvisado. Usamos um celular para gravar os áudios e outro para gravar as imagens.

Colocávamos o celular apoiado em uma pilha de livros ou usávamos um pau de

selfie”, contou Simara.

Segundo ela, a edição do material foi feita no

computador da própria escola. “Foi uma experiência ótima! Nem achamos que

iríamos ganhar. Foi uma surpresa! Foi um mês gravando, fazendo entrevistas com

as pessoas, mas não pensamos que iríamos ser selecionadas”, confessou Simara.

“Esse resultado demonstrou o potencial de nossos

alunos. Embora com poucos recursos em mãos, nós conseguimos fazer um ótimo

trabalho, em que os estudantes puderam se destacar. Agora eles estão super

empolgados”, destacou o professor Cleube Sérgio.