Seduc realiza curso sobre Protocolo de Segurança Escolar

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) realiza, nesta segunda-feira (268), um curso sobre o Protocolo de Segurança Escolar. Representantes das 40 Coordenações Regionais de Educação (CRE) participam, durante todo o dia, de palestras e mesas-redondas sobre os assuntos que são tema do documento, elaborado com o objetivo de promover a cultura de paz e a cidadania das escolas do Estado.

O subsecretário de Governança Institucional, Avelar

Lopes de Viveiros, falou na abertura do evento e explicou que o Protocolo não é

um documento fechado, pois deve ser sempre atualizado e adaptado conforme as

mudanças forem ocorrendo no ambiente escolar e na sociedade. "Acreditamos

que a revisão será feita a cada seis meses, no intuito de termos um documento

sempre atual para atender as nossas necessidades. Contamos com o comprometimento,

envolvimento e contribuição de cada um dos representantes das regionais para

aperfeiçoarmos ainda mais esse documento. Queremos construir uma cultura não só

da reação, mas principalmente da prevenção, no sentido de identificar situações

de perigo dentro nas nossas escolas", ressaltou.

O superintendente de Segurança de Escolas da Rede e Colégios Militares, Mauro Ferreira Vilela, explicou que os representantes das Regionais serão os multiplicadores do Protocolo de Segurança em cada região do Estado. "Nós nos preocupamos, já há um ano, com o início da elaboração desse protocolo; e esse não é um trabalho que termina aqui, mas é flexível e tende a dar continuidade a uma melhora de segurança em nossas escolas. Os representantes que estão aqui hoje farão a mediação das informações recebidas aqui, até que todos os professores de todas as escolas tenham conhecimento do protocolo. Este documento é um norte, um guia, para que as pessoas tenham uma base sobre como lidar com a segurança."

Ao longo do dia, os técnicos que elaboraram o Protocolo de Segurança Escolar abordam os temas contidos no documento, que são os conceitos, violência, indisciplina e ato infracional, medidas preventivas, prática da cidadania e conduta dos servidores.