Seduc e Ministério Público lançam projeto de preservação da Bacia do Rio Meia Ponte nas escolas

Detalhes

Iniciativa será

realizada em 45 escolas de 39 municípios goianos, por onde passa o Rio Meia

Ponte. Ação será realizada até junho de 2020

Uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc) e

o Ministério Público de Goiás (MP/GO) pretende conscientizar centenas de professores

e estudantes da rede pública estadual sobre a importância das ações de

preservação da Bacia do Rio Meia Ponte.

O projeto, que leva o nome de “A Educação Ambiental na Bacia

Hidrográfica do Rio Meia Ponte”, será desenvolvido em 45 unidades educacionais

de 39 municípios que acompanham o manancial entre a nascente até sua foz. Uma

das etapas mais importantes do projeto será a capacitação dos professores, prevista

para começar a partir de setembro.

Entre os temas que serão abordados na formação estão a Bacia do Meia

Ponte, consumo de água e contaminação, preservação das áreas de nascentes, a nocividade

dos desmatamentos e das queimadas propositais e naturais e a biodiversidade ao

longo da bacia.

O cronograma traça ações até junho de 2020, quando serão apresentados os

projetos individuais por parte das escolas envolvidas na ação. “O interessante

nessa proposta é que, fora os prazos, não tem nada ‘amarrado’, pois em cada

escola, professor e aluno terão seu protagonismo”, destaca o promotor Juliano

de Barros Araújo, do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Justiça do MP/GO.

‘Meia Ponte Vivo’

O projeto em parceria com a Seduc Goiás faz parte de uma iniciativa

ainda maior, que é o projeto “Meia Ponte Vivo”, desenvolvido desde o início do

ano passado pelo Ministério Público de Goiás com o apoio das comarcas da região

do Alto Meia Ponte. Conforme um mapeamento feito pelo MP/GO, a Bacia

Hidrográfica do Meia Ponte é apresentada em três níveis: de Itauçu a Goiânia,

trecho em que a problemática está na quantidade e na qualidade da água; de

Goiânia a Piracanjuba, onde a questão é a poluição por esgoto; e de Piracanjuba

a Panamá, onde o risco de degradação iminente tem relação com a implantação de

empreendimentos hidrelétricos impactantes.

Etapas

O projeto será desenvolvido em quatro etapas. Na primeira serão

coletadas informações por meio de um questionário de percepção ambiental; na segunda

serão definidas as prioridades para possíveis intervenções, na terceira serão promovidos

os cursos de formação dos professores e na quarta serão realizados os projetos

de educação ambiental propriamente ditos. Esta última fase também inclui um workshop

de apresentação dos projetos, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente em

junho de 2020.

A cerimônia de apresentação do projeto foi realizada no dia 18 de agosto

e contou com as presenças do coordenador da Área de Meio Ambiente e Consumidor

do CAO, Delson Leone Júnior e dos representantes da Seduc Goiás, subsecretário

de Governança Institucional, Avelar Lopes de Viveiros; e superintendente de

Modalidades e Temáticas Especiais, Núbia Ferreira.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.