Escolas de tempo integral impactam números de entrada em universidade e de ganho no mercado de trabalho

Detalhes

Informações fazem parte de pesquisa nacional e já são

percebidas em Goiás

O aumento do

número de alunos das escolas de tempo integral que chegam às universidades e

salários 20% maiores quando entram no mercado de trabalho estão entre os

resultados positivos de uma pesquisa nacional que avaliou os impactos do tempo

integral em relação às escolas de tempo parcial na vida de estudantes de

escolas públicas em todo o país.

A pesquisa,

do Instituto Sonho Grande, foi apresentada em Goiás nesta quarta-feira, 07/08,

durante o “I Encontro de Educação

Integral em Tempo Integral de 2019”, realizado pela Secretaria de Estado da

Educação de Goiás (Seduc), em Goiânia.

Outros dois

índices, também positivos, indicam a redução da evasão e da reprovação nas

escolas onde já foi implementado o tempo integral. Os institutos Sonho Grande,

Natura e de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) são parceiros do Governo de

Goiás, por meio da Seduc, na implementação do tempo integral na rede pública

estadual de ensino, onde segundo os realizadores da pesquisa, esses impactos

também já são sentidos.

Mapeamento

A pesquisa

envolveu 400 escolas públicas de tempo integral de Ensino Médio de Pernambuco,

estado que há mais tempo adota o modelo. De acordo com a superintendente de

Educação Integral da Seduc, Márcia Rocha Antunes, o que foi verificado pelos

realizadores da pesquisa, também já é percebido em Goiás, conforme acompanhamento

feito pela Secretaria e os parceiros.

Ainda

segundo a superintendente, a Seduc, juntamente com o Instituto Sonho Grande,

está fazendo um mapeamento das escolas estaduais de tempo integral, tanto as de

Ensino Médio quanto as de Ensino Fundamental, com vistas a que sejam feitas,

gradativamente, as mudanças e reformulações necessárias.

O

levantamento, que considera as especificidades de cada uma das unidades, é

feito a partir de três pilares, considerados fundamentais para o pleno

funcionamento do tempo integral. Estão sendo analisadas as condições de

infraestrutura, de formação dos professores e de investimentos já feitos e os necessários

em materiais, maquinário e laboratórios.  

Mais vagas

A secretária

de estado da Educação, Fátima Gavioli, ao falar com a imprensa durante o

Encontro, lembrou o compromisso de campanha do governador Ronaldo Caiado de

finalizar seu mandato com 50% a mais de vagas nas escolas de tempo integral.

“Estamos trabalhando com afinco para, até 2022, dobrarmos o número de matrículas

nas unidades de tempo integral em Goiás”, afirmou. Atualmente a rede pública

estadual tem 151 Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), que atendem

cerca de 19 mil alunos no Ensino Fundamental e 15 mil no Ensino Médio.

Os saltos

Tanto o maior

número de egressos das escolas de tempo integral que conseguem entrar nas universidades

públicas e ou nas privadas por meio de financiamento público, quanto salários

maiores em até 20% para os jovens que entram no mercado de trabalho oriundos de

escolas de tempo integral em relação aos que estudaram nas de tempo parcial

têm, de acordo com a pesquisa, amparo no modelo adotado nessas escolas.

Como explica

a superintendente Márcia Antunes, os principais fatores para os bons resultados

nas escolas de tempo integral são: professor e aluno em tempo integral;

currículo integrado com os núcleos de disciplinas comum e diversificado

plenamente correlacionados e compartilhados; e, uma ação chamada Projeto de

Vida, em que os estudantes são incentivados a definir e a delinear o que

gostam, o que querem, o que esperam pessoal e profissionalmente ainda na escola

e para o futuro.

Outra

informação da superintendente que tem, também, o objetivo de ampliar para o

maior número de estudantes os acertos alcançados no modelo de escolas de tempo

integral do Ensino Médio é o trabalho que tem sido articulado com os parceiros

para a reestruturação do tempo integral nas unidades de Ensino Fundamental.

“Neste sentido, a Seduc deverá apresentar o modelo e mesmo contribuir tecnicamente

com a implementação do tempo integral nos municípios por meio de parcerias”,

anunciou.

Goiânia, 09

de agosto de 2019.

Comunicação Setorial da Seduc