Ações de sustentabilidade marcam comemoração do Dia do Estudante em escola estadual
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O Colégio Estadual Dom Fernando I, em Goiânia,
apresentou o projeto “Viver com Sustentabilidade e Energia”, desenvolvido por
alunos do ensino médio e professores da instituição, na última terça-feira (6).
Cerca de 200 alunos participam ativamente da ação, que intensifica a melhoria
das práticas de ensino, integrando matérias como física, química e biologia. O
projeto abre espaço para o debate a respeito da educação ambiental e promove
ações sustentáveis para os problemas existentes na escola e na comunidade.
Em um dos projetos, a água descartada pelo ar
condicionado é aproveitada por meio do bombeamento com energia solar, contendo
placas fotovoltaicas. Assim, a água é bombeada e utilizada na irrigação do
jardim e abastecimento da horta hidropônica, que produz hortaliças utilizadas
pela merenda escolar. Ainda na iniciativa, o lixo orgânico produzido na escola
é transformado em biogás por meio do biodigestor. A escola tem ainda uma
parceria com a Cooperativa de Reciclagem de Lixo (COOPREC), por meio da qual a
escola amplia a coleta seletiva e auxilia na geração de renda para famílias da
região, e, em muitos casos, para as famílias dos alunos da escola.
O professor de Matemática Charlles de Morais
Borges, orientador do projeto de sustentabilidade, afirmou que a ideia nasceu
de um inconformismo da diretora com relação ao desperdício de água do ar
condicionado. "Foi feita a idealização canalização dessa água e
reaproveitamento. Já na ideia de sustentabilidade utilizamos energia fotovoltaica
para bombear essa água e dar a ela o destino correto, irrigando a horta e o
jardim", explicou o professor, que coordena também o projeto relacionado
ao biogás. "É uma fonte de energia muito crescente em nosso país, em
franca ascensão. Os dejetos orgânicos podem ser transformados primeiro em
energia térmica pelo biogás, e depois o biofertilizante."
Charlles destacou ainda a participação e integração
dos alunos durante todas as fases do projeto. "Foi surpreendente. Tivemos
adesão total de nossos alunos. Todos os projetos aqui realizados foram os
alunos que fizeram, nós ficávamos só na orientação e isso muito nos
animou", disse.
A aluna Izabella Costa, da 3ª série do ensino
médio, participou dos projetos e ressaltou que foram essenciais para entender
na prática a teoria explicada pelos professores durante as aulas. "Nem
sempre a gente consegue imaginar como o que o professor está explicando na aula
pode ser aproveitado lá fora, na nossa vida mesmo. O reaproveitamento da água,
por exemplo, pode ser feito também em casa. Isso faz parte das nossas vidas e
ajuda a comunidade em si. Outro fator é o aquecimento da água com o calor do
sol, uma coisa que pode ser feita em casa, deixando de usar a energia elétrica,
que agride a natureza. Podemos utilizar a natureza a nosso favor e isso é muito
importante", disse animada.
De acordo com a diretora do colégio, Idalisa
Brasil, de uma maneira geral, os projetos promovem a aprendizagem. "O
ambiente escolar que favorece a aprendizagem didática vem graças a esses
projetos paralelos. Então trabalhar a diversidade e a sustentabilidade colabora
com tudo isso", exaltou. Ela disse ainda que as ações de sustentabilidade
trabalhadas nos projetos já são comuns na escola, apenas foram aplicadas de
maneira específica junto às disciplinas." Nós estamos trabalhando a
captação da água que seria descartada para bombeada por meio da energia solar,
o que estimula a plantação das hortas e manutenção dos jardins. Faz parte desse
engajamento, aproveitar todo o material, que a gente já faz aqui com os
alunos."
Idalisa ressaltou, ainda, que, além do aprendizado,
os projetos paralelos estimulam o trabalho em grupo. "São formados grandes
elos entre os seres humanos, de amizade e parceria. As relações humanas e com o
meio ambiente se fortalecem quando aprendemos a trabalhar juntos, de maneira
gratificante. Os alunos são muito engajados, no projeto de sustentabilidade
teremos em torno de 300 alunos envolvidos entre o matutino e vespertino",
ressaltou.