Seduc dá início a projeto de Educação Financeira com alunos do Ensino Fundamental

Detalhes

Num primeiro momento, ação envolverá alunos do 9º ano de 60

escolas estaduais

Os professores de Matemática de 60

escolas da rede pública estadual de ensino de Goiás participam nesta

sexta-feira, 02/08, da primeira oficina do projeto “Aprendendo a Lidar com

Dinheiro”, lançado nesta semana pelo governador Ronaldo Caiado e pela

secretária da Educação, Fátima Gavioli. O encontro será realizado, a partir das

8h30, durante todo o dia, no auditório da Faculdade Delta, em Goiânia. Os

coordenadores pedagógicos dessas escolas já passaram pela oficina nesta

quinta-feira.

Com o projeto, o Governo de Goiás, por

meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), pretende desenvolver, já nos

alunos do Ensino Fundamental, conhecimentos iniciais sobre dinheiro, trabalho,

empreendedorismo e protagonismo, por meio das aulas de Matemática. Outro viés

do projeto é tornar mais clara a aplicação da Matemática no dia a dia das

pessoas, contribuindo para diminuir as resistências e dificuldades no processo

de ensino e aprendizagem desta disciplina. 

 

Desde cedo

Inicialmente o projeto envolverá 5.897

alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, 67 professores de Matemática e 60

coordenadores pedagógicos de 60 escolas estaduais jurisdicionadas a 11

coordenações regionais de Educação (CREs) do Estado. Outras 24 escolas da rede

estadual que têm o atendimento prioritário em decorrência de baixos índices nos

sistemas de avaliação de aprendizagem também participarão do projeto ainda no

início do segundo semestre.  

Com material didático composto por

livro do aluno e do professor e a capacitação dos professores e coordenadores

pedagógicos para o trabalho de inclusão de noções financeiras nas aulas de

Matemática, os estudantes, ainda adolescentes, terão a oportunidade de lidar

com questões econômico sociais que os acompanharão durante toda a vida.  

Para a superintendente de Ensino

Fundamental da Seduc, Giselle Faria, o projeto permitirá aos estudantes a

aprendizagem para a vida. ‘É uma situação que envolve aprendizagem na vida real

dos alunos. Vamos tratar de dinheiro, sistema monetário, poupança, compras,

pagamento e a administração destas questões na vida profissional e pessoal

deles, de seus pais, na sua casa”, explica ela.

De acordo com a superintendente, também

estão incluídos conteúdos relacionados à área sócio emocional quando são

tratados, por exemplo, autogestão e planejamento, importantes nos cenários

tanto onde há mais carência quanto onde as dificuldades financeiras não são tão

graves. Outro ponto destacado pela superintendente é que serão utilizadas

ferramentas para a promoção do uso da criatividade e do trabalho em grupo e

coletivo pelos ainda jovens estudantes.  

Além da Matemática, o projeto

“Aprendendo a Lidar com Dinheiro” utiliza uma metodologia possível de ser

aplicada, de diferentes maneiras, às demais disciplinas, e outras linguagens.

Uma contribuição secundária, mas também importante para a melhoria da qualidade

da Educação ofertada nas escolas estaduais, é a possibilidade de o projeto

contribuir para tornar a Matemática mais acessível, mais aprazível aos

estudantes na medida em que conseguem entende-la como um conhecimento

indispensável ao seu dia a dia. O projeto está sendo implementado em parceria

com a Editora Bei.

SERVIÇO

Seduc dá início a projeto de Educação Financeira

Data: 02/08/2019

Horário: A

partir das 8h30

Local: Auditório da

Faculdade Delta -Av. São

Carlos, 911, Jardim Planalto, Cep: 74333-020, Goiânia - GO

Goiânia, 1º de agosto de 2019.

Comunicação Setorial da Seduc  

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