Seduc dá início a projeto de Educação Financeira com alunos do Ensino Fundamental
- Detalhes
Num primeiro momento, ação envolverá alunos do 9º ano de 60
escolas estaduais
Os professores de Matemática de 60
escolas da rede pública estadual de ensino de Goiás participam nesta
sexta-feira, 02/08, da primeira oficina do projeto “Aprendendo a Lidar com
Dinheiro”, lançado nesta semana pelo governador Ronaldo Caiado e pela
secretária da Educação, Fátima Gavioli. O encontro será realizado, a partir das
8h30, durante todo o dia, no auditório da Faculdade Delta, em Goiânia. Os
coordenadores pedagógicos dessas escolas já passaram pela oficina nesta
quinta-feira.
Com o projeto, o Governo de Goiás, por
meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), pretende desenvolver, já nos
alunos do Ensino Fundamental, conhecimentos iniciais sobre dinheiro, trabalho,
empreendedorismo e protagonismo, por meio das aulas de Matemática. Outro viés
do projeto é tornar mais clara a aplicação da Matemática no dia a dia das
pessoas, contribuindo para diminuir as resistências e dificuldades no processo
de ensino e aprendizagem desta disciplina.
Desde cedo
Inicialmente o projeto envolverá 5.897
alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, 67 professores de Matemática e 60
coordenadores pedagógicos de 60 escolas estaduais jurisdicionadas a 11
coordenações regionais de Educação (CREs) do Estado. Outras 24 escolas da rede
estadual que têm o atendimento prioritário em decorrência de baixos índices nos
sistemas de avaliação de aprendizagem também participarão do projeto ainda no
início do segundo semestre.
Com material didático composto por
livro do aluno e do professor e a capacitação dos professores e coordenadores
pedagógicos para o trabalho de inclusão de noções financeiras nas aulas de
Matemática, os estudantes, ainda adolescentes, terão a oportunidade de lidar
com questões econômico sociais que os acompanharão durante toda a vida.
Para a superintendente de Ensino
Fundamental da Seduc, Giselle Faria, o projeto permitirá aos estudantes a
aprendizagem para a vida. ‘É uma situação que envolve aprendizagem na vida real
dos alunos. Vamos tratar de dinheiro, sistema monetário, poupança, compras,
pagamento e a administração destas questões na vida profissional e pessoal
deles, de seus pais, na sua casa”, explica ela.
De acordo com a superintendente, também
estão incluídos conteúdos relacionados à área sócio emocional quando são
tratados, por exemplo, autogestão e planejamento, importantes nos cenários
tanto onde há mais carência quanto onde as dificuldades financeiras não são tão
graves. Outro ponto destacado pela superintendente é que serão utilizadas
ferramentas para a promoção do uso da criatividade e do trabalho em grupo e
coletivo pelos ainda jovens estudantes.
Além da Matemática, o projeto
“Aprendendo a Lidar com Dinheiro” utiliza uma metodologia possível de ser
aplicada, de diferentes maneiras, às demais disciplinas, e outras linguagens.
Uma contribuição secundária, mas também importante para a melhoria da qualidade
da Educação ofertada nas escolas estaduais, é a possibilidade de o projeto
contribuir para tornar a Matemática mais acessível, mais aprazível aos
estudantes na medida em que conseguem entende-la como um conhecimento
indispensável ao seu dia a dia. O projeto está sendo implementado em parceria
com a Editora Bei.
SERVIÇO
Seduc dá início a projeto de Educação Financeira
Data: 02/08/2019
Horário: A
partir das 8h30
Local: Auditório da
Faculdade Delta -Av. São
Carlos, 911, Jardim Planalto, Cep: 74333-020, Goiânia - GO
Goiânia, 1º de agosto de 2019.
Comunicação Setorial da Seduc