Estudantes de Novo Gama participam de projeto sobre holograma
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Alunos do Colégio Estadual Novo Gama participaram
de um projeto interdisciplinar sobre holograma. A atividade foi realizada com
turmas do 1ª ao 8º da escola, localizada no município de Novo Gama. O objetivo
foi utilizar a tecnologia para trabalhar o estudo das disciplinas de
matemática, português, física e geometria. Os alunos fizeram um trabalho
teórico, em forma de pesquisa, e um projeto prático no desenvolvimento do
prisma holográfico.
A diretora do Colégio, Deuseni Rodrigues Santana,
conta que, a princípio, houve uma percepção de que a maioria dos alunos não
sabia o que era um holograma, o que gerou resistência à atividade. A partir da
explicação e demonstração, as turmas abraçaram a ideia, o que foi importante
para desenvolver o trabalho de maneira interdisciplinar. A atividade tinha
também como objetivo o desenvolvimento do espírito de trabalho em equipe,
divisão de tarefas, e aplicação prática da teoria vista em sala de aula.
Deuseni ressalta que o projeto teve uma importância
ímpar para a escola, já que aproximou e estimulou os alunos ao aprendizado de
uma maneira diferente da convencional. "Pudemos verificar a aprendizagem,
desenvolver o raciocínio lógico e tridimensional, estimular a curiosidade e
busca pelo conhecimento. O que fica é a lição de que se mostrarmos e dermos
oportunidades, nossos alunos são capazes de realizar qualquer coisa",
disse.
A diretora destaca ainda o projeto como um trabalho
de excelência e afirmou os objetivos tanto no projeto interdisciplinar, como
para as disciplinas de maneira individual, foram atingidos. “Trazer esse
projeto para o colégio foi muito bom porque foi algo novo para os alunos,
principalmente num momento em que falamos em novas tecnologias e seus usos.
Agregar a teoria e a prática contribuiu para que novas turmas despertassem o
desejo de desenvolver trabalhos semelhantes”, disse.
Para a diretora, a atividade com hologramas foi um
desafio e, ao mesmo tempo, um ponto de partida, pelo medo e resistência da
comunidade escolar ao novo. “Por meio do projeto a escola foi quebrando
barreiras. Trabalhar desta forma desperta o interesse dos nossos alunos para as
novas tecnologias e a visão de que elas podem ser utilizadas de formas
positivas e de aprendizado. Estou muito satisfeita e orgulhosa deste trabalho”,
encerrou.