Escola estadual de tempo integral de Silvânia cria projeto para estimular interesse dos alunos pelos livros literários
- Detalhes
A
leitura é um prazer, mas requer esforço e boa vontade de quem lê. Partindo
dessa premissa, o Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Moisés Santana,
em Silvânia, criou o projeto 'Ler, pra quê?' como uma forma de transformar a
leitura em um hábito diário entre os alunos do Ensino Fundamental 2.
O
projeto foi lançado em março deste ano e a primeira ação mobilizou a escola em
torno da escolha do nome e do design de uma moeda de troca, que é o carro chefe
do projeto. Sob a coordenação da professora de Arte, os estudantes criaram cédulas
diferenciadas para três valores: 5, 10 e 15.
Durante
o desenrolar do projeto, os alunos vão adquirindo suas moedas de diferentes
formas. Cada livro lido garante a eles o direito de receber 15 moedas. O dinheiro
fictício também pode ser conquistado a partir de resumos escritos das obras
literárias, atividades desenvolvidas semanalmente na Sala de Leitura sob a
orientação da professora de Português, resumo oral do livro, entre outras
ações.
As
moedas adquiridas pelos alunos poderão ser utilizadas para a compra de cartelas
de um bingo, realizado todos os meses, ou ainda na aquisição de comidas e
bebidas que serão comercializadas na Feira de Alimentação que será realizada no
segundo semestre. “Para participar da Feira, eles deverão ter acima de 40
moedas”, diz o diretor Edilson Ponciano. Segundo ele, a proposta do projeto é incentivar
a leitura de, no mínimo, três livros por semestre.
Para
incentivar uma adesão ainda maior dos alunos, todos os textos produzidos por
eles, a partir da proposta do projeto, são divulgados no Facebook do CEPI
Moisés Santana e no Jornal ‘A Voz’.
Inclusão
Os
alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) também estão participando
do projeto 'Ler, pra quê?'. A professora de Apoio à Inclusão coordena a leitura
coletiva de um mesmo livro e realiza a retomada oral da obra lida. Depois é
feito um resumo com a participação de todos. Já a partir do segundo livro, a
ideia é de que o resumo seja feito individualmente.
Outra
ação que integra o projeto é a campanha que está sendo realizada pelas redes
sociais para estimular a doação de livros para enriquecer o acervo da Sala de
Leitura da escola. A culminância do projeto no primeiro semestre foi realizada no
dia 7 de junho e a do segundo semestre será no dia 26 de novembro.
O
diretor Edilson explica que o projeto busca mostrar aos estudantes que os
livros são uma rica e interessante fonte de prazer, da mesma forma que a
internet, o videogame, o celular e as redes sociais, desde que bem utilizados.
“Por
meio da atividade de leitura é que as necessidades e dificuldades existentes no
processo ensino aprendizagem são superadas, fazendo com que o leitor possa
enriquecer melhor o seu vocabulário, desenvolver seu raciocínio, ampliar o
conhecimento de mundo e a capacidade de interpretação. Nesse sentido, a leitura
é um dos principais instrumentos para formar cidadãos críticos e formadores de
opinião”, comenta o diretor.