Novo Ensino Médio em Goiás está sendo debatido com os estudantes

Detalhes

O projeto da reforma do Ensino Médio elaborado pelo Governo de Goiás, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que promete trazer melhorias fundamentais para a rede educacional, chega agora em fase de avaliação. Com esse intuito estão sendo realizadas e rodas de conversas com estudantes da rede estadual e diversas reuniões para alinhamento das ações.


De acordo com a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, a reforma não se trata apenas de um documento, mas da reestruturação da rede pública estadual. Para isso, estão sendo avaliados cada ponto através das orientações da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC), orientações dos itinerários, da lei de implementação, entre outros aspectos.


“O que já construímos e o que estamos planejando construir se trata de um processo, que não se consolida da noite para o dia, por isso estamos cuidando para oferecer um projeto com qualidade e que atenda aos alunos como merecem”, afirma a superintendente.


Osvany Gundim destaca que o Ministério da Educação (MEC) orienta inicialmente a implantação de um plano piloto, que são chamados de ‘escolas focais’. “Isso porque podemos ir dosando, no sentido de reforçar as ações positivas e redesenhar as que não surtirem o efeito desejado”, explica. Ela ressalta ainda a colaboração da rede de apoio, que está sendo fundamental para o processo.


Expectativas
Já a gerente de Ensino Médio da Seduc, Itatiara Teles de Oliveira, reforça que as rodas de conversas com os estudantes estão sendo de extrema importância para que o Governo de Goiás e a Seduc descubram os anseios dos alunos e, dessa forma, possam adaptar a reforma de acordo com essas expectativas. “Para a implantação da reforma, a legislação define que é necessário ouvir os jovens e os professores e por isso fizemos rodas de conversas em todas nossas Regionais de Ensino, no ano passado, e neste ano já ouvimos aproximadamente 7.500 pessoas”. “Em Goiás, o novo Ensino Médio está sendo construído de forma muito democrática”, assegura ela.


“A partir do que alunos e professores esperam é que estamos elaborando a nossa proposta de reforma e por isso essa etapa de discussões é fundamental”, frisa Itatiara. Segundo ela, outro processo importante em andamento é o trabalho da equipe de redatores, que fazem encontros de formação semanalmente e estão escrevendo o novo currículo atendendo todas as diretrizes da legislação e se baseando também nos principais teóricos da educação mundial.


BNCC
As ações realizadas até o momento e os próximos passos do projeto de reforma do Ensino Médio foram apresentadas à primeira-dama Gracinha Caiado durante reunião na última segunda-feira (24/6). No encontro, Gracinha deu algumas sugestões e destacou a importância do projeto para a Educação em Goiás.


Um dos pontos destacados pela primeira-dama foi a abertura que existe na BNCC, que, apesar de buscar uma unificação, também garante flexibilidade para adequações de acordo com a realidade de cada região. “É uma ocasião importante, visto que a BNCC/EM norteará a reelaboração de um novo documento curricular para o Estado de Goiás, bem como permitirá a revisão dos Projetos Político Pedagógicos (PPPs) de todas as escolas de Ensino Médio”, comentou Gracinha Caiado.

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