Em Santa Helena, aulões de Matemática e Língua Portuguesa preparam alunos para Prova Brasil e Enem
- Detalhes
Com o objetivo de melhorar a proficiência dos alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual e prepará-los para um bom desempenho no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2019, a Coordenação Regional de Educação (CRE) de Santa Helena de Goiás vem desenvolvendo um conjunto de ações pedagógicas, em parceria com Faculdade Objetivo de Rio Verde e uma equipe de docentes que podem contribuir neste processo.
Uma
dessas ações são os Aulões de Língua Portuguesa e Matemática, que estão sendo ministrados
aos sábados. A equipe da CRE organiza os polos nos municípios, instalados nas
escolas onde os gestores subsidiam a organização pedagógica. Durante as aulas, os
professores trabalham com os descritores com foco nas maiores dificuldades dos
alunos, de acordo com os resultados da Avaliação de Diagnóstico da Aprendizagem
(ADA).
Nas
primeiras aulas do projeto, no polo de Santa Helena de Goiás, a CRE recebeu a
visita da superintendente de Ensino Médio da Seduc Goiás, Osvany Gondim, que
elogiou a iniciativa.
Avaliação
Sobre a ADA, nesta
quinta-feira (13/5), mais de 32 mil alunos da rede pública estadual estão
participando da avaliação do segundo bimestre. O objetivo da prova é analisar o
desempenho dos alunos de forma a auxiliar os professores na identificação de
lacunas nas áreas apontadas como mais frágeis dentro do processo de ensino-aprendizagem.
Esta é a segunda ADA do ano. A primeira foi aplicada no dia 23 de abril.
A Avaliação
foi criada em 2015 e a cada ano que passa vem sendo aperfeiçoada. Os resultados
servem como subsídios para redirecionar o planejamento de ações e combater a
defasagem no aprendizado.
A ADA do
segundo bimestre será aplicada de maneira amostral. As avaliações vão abranger
10% das turmas de cada Coordenação Regional de Educação (CRE). Serão avaliados
7.334 alunos do Ensino Médio e 25.463 estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino
Fundamental.
Análise de dados
A prova é objetiva, ou
seja, de múltipla escolha, e composta por questões das quatro áreas de
conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas
Tecnologias; Linguagens e Códigos; e Matemática.
Num prazo de sete
dias, o resultado da avaliação é encaminhado à Superintendência de Gestão
Pedagógica que, a partir daí, analisa detalhadamente todos os dados e elabora
um plano de ação, com a construção da Atividade de Fortalecimento da
Aprendizagem (AFA).
Essa lista de
exercícios sequenciada, baseada em habilidades, é encaminhada para cada
Coordenação Regional, que redistribui para as escolas. Por fim, o professor de
cada área fica responsável por aplicar o conteúdo de reforço dentro de sala de
aula.