Governo de Goiás cria estratégias para alcance de metas de avaliações pedagógicas de 2019
- Detalhes
Com o objetivo de alcançar bons
resultados no Sistema de Avaliação da Educação no Estado de Goiás (SAEGO) deste
ano, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC),
deu início a uma série de cursos de formação destinados aos professores
formadores da Educação em Goiás. Uma das ações refere-se à Oficina de
Apropriação de Resultados do SAEGO 2018. Foram apresentados os dados da
avaliação do ano anterior e, após, elaboradas estratégias com o objetivo de
alcançar bons resultados em 2019.
O evento, realizado em parceria
com a SEDUC e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd),
ocorreu neste mês, no Hotel San Marino e contou com a participação dos
Assessores de Gestão Pedagógica, Assessores Pedagógicos das Regionais, Técnicos
de Apoio à Gestão, Superintendentes e Gerentes da SEDUC. Ao todo, 120 pessoas
estão envolvidas no processo.
De acordo com a Assessora de
Gestão Pedagógica, Régina Vaz da Costa Fernandes, essas oficinas teóricas e
práticas têm como intuito orientar os Assessores Pedagógicos e Tutores
Educacionais a auxiliarem as escolas no desenvolvimento de seu trabalho
pedagógico. Durante o curso, são usados dados reais do Estado para que os
participantes vejam a realidade e transformem esse conhecimento em ações que
gerem resultados.
“Trazemos um panorama da evolução
no sistema educacional dos resultados alcançados para, então, avaliarmos qual é
a trajetória dos alunos, se estes estão conseguindo avançar e de que forma
podemos alcançar a meta estipulada para este ano”, explica.
As metas do Estado para o Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019 são:
• 5º
ano Ensino Fundamental - 5.2;
• 9º
ano Ensino Fundamental - 5.0;
• 3ª
Série Ensino Médio - 4.4.
Para Maria Luiza Gomes
Vasconcelos, Assessora Pedagógica de Porangatu, este ano, o curso trouxe uma
análise diferenciada e motivadora. “ Muitas vezes, apesar de termos uma ideia
dos números, não conseguimos trabalhar esses dados nem com os docentes, nem com
os alunos, daí a importância da reflexão em oficinas como esta, para levarmos
para as escolas, com maior propriedade, essas evidências analisadas e
colocarmos ações em prática”, garante.
“Aprendemos muito durante esses
dois dias, o que trouxe uma reflexão de como promover formações para os
Gestores Educacionais e Coordenadores Pedagógicos para, assim, replicarmos esse
trabalho, o que ajudará no alcance das metas”, conclui.
Simone de Queiroz Silva Carneiro, Assessora Pedagógica de Anápolis, conta que havia participado de oficinas anteriores, porém, como Tutora Educacional, teve um novo olhar. “Não tinha pleno conhecimento de alguns gráficos que foram apresentados e, agora, ficará mais fácil replicar essas informações e obtermos resultados satisfatórios”, destaca.
“O que vimos contribuirá com meu
trabalho na prática, já que, a partir do momento que me aproprio dos
resultados, me sinto capaz de formar os Tutores e Gestores que estão na ponta,
para obtenção do resultado desejado”, acrescenta. Ela conta, também, que um dos
motivos de acompanhar as ações implantadas nas escolas é a obtenção de
resultados significativos nas avaliações externas que serão realizadas ao longo
desse ano.
O SAEGO promovido pela SEDUC, em parceria com o CAEd, é realizado em todas as escolas da rede, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As provas são aplicadas nas salas de aula, nos três turnos: matutino, vespertino e noturno, para alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio Regular e do 6º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O SAEGO segue os moldes da Prova
Brasil, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
É realizado uma vez ao ano e o resultado é usado como suporte para a elaboração
de ações pedagógicas, formação de professores e para nortear a gestão das
escolas.
Parceria
No último dia 21, o Governo de Goiás, em parceria com o Instituto Unibanco, estabeleceu novas metas de aprendizagem para o Ensino Médio em Goiás. O objetivo da iniciativa é combater a evasão escolar, reduzir as desigualdades no ambiente escolar e alcançar a média no IDEB. As metas foram apresentadas pelo Governador Ronaldo Caiado e a Secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli.
Tais metas foram estabelecidas
por meio de parceria entre o Governo de Goiás e o Instituto Unibanco e
pactuadas considerando diversos índices importantes, como porte de cada
Regional e escola e número de matrículas, sempre respeitando as diferentes
realidades da comunidade escolar do Estado.
"A Superintendência de Gestão Pedagógica desenvolve ações que têm como foco principal a formação e capacitação dos servidores da SEDUC: Assessores Pedagógicos, Tutores, Coordenadores, Gestores e professores. Também orienta e acompanha o trabalho pedagógico desenvolvido pelas Coordenações Regionais junto às escolas de todo o Estado. Tais ações, certamente, contribuem com a oferta de um ensino eficaz e significativo para os estudantes da Rede Estadual de Educação de Goiás", disse a Superintendente de Gestão Pedagógica, Rita de Cássia.