Seduc e Sebrae firmam parceria para educação em empreendedorismo

Detalhes

Termo foi assinado na manhã desta segunda-feira (27). Parceria contemplará escolas de ensino médio em tempo integral

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), firmou parceria com o Sebrae Goiás para a implementação de metodologias de ensino de empreendedorismo em escolas de ensino médio em tempo integral. O termo de parceria foi assinado na manhã desta segunda-feira (27), na sede da Seduc. A parceria tem por objetivo implantar o Programa Nacional de Educação Empreendedora - PNEE, para fim de implementação das seguintes metodologias: Despertar e Crescendo e Empreendendo nas escolas estaduais que ofertam o ensino médio, no intuito de inovar e potencializar o desenvolvimento social e técnico-científico dos estudantes da rede estadual de educação.

A princípio serão contempladas 30 Coordenações Regionais de Educação, com foco nas 66 escolas de ensino médio em tempo integral, as quais apresentam, dentro do seu modelo de gestão pedagógica, condições de desenvolver as ações propostas. As metodologias visam a promoção de ações que possibilitarão aos alunos desenvolver comportamentos empreendedores, capacitando-os para elaborar ideias inovadoras e com vistas a preparação para atuação no mercado de trabalho.

O diretor do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal, afirma que a parceria vem ao encontro da missão da própria entidade, que é contribuir com a educação dos jovens em nosso estado com a vertente do empreendedorismo. "Encontramos hoje na Secretaria de Educação a oportunidade de levar o PNEE para as escolas da rede pública do Estado. É o início, e queremos estender isso para todas as escolas estaduais de Goiás. Quem vai resolver os problemas do nosso país no futuro são os jovens, e esses alunos é que serão os responsáveis por isso", afirmou o diretor.

A superintendente do Ensino Médio, Osvany da Costa Gundim Cardoso, ressaltou que a expectativa da Seduc é ampliar e divulgar a educação empreendedora entre os alunos contemplados pelo programa. "Isso se dará por meio da inclusão de conteúdos relacionados ao empreendedorismo aos currículos escolares, além de capacitar diretores, coordenadores, e professores para esses serem os multiplicadores nessas unidades escolares, de modo a contribuir para a formação empreendedora desses estudantes", destacou.

O superintendente executivo da Seduc, Coronel Avelar Viveiros, ressaltou que o projeto fortalece as escolas e que a tendência é que ele seja ampliado. "Pelo seu valor, sua importância e o que ele agrega ao que a Seduc já entrega aos alunos de todo o Estado, nossa expectativa é que esse projeto se torne maior do que já firmamos hoje", disse. E completou: "Agora, além do conhecimento que já é oferecido, estamos adicionando uma expertise para preparar os jovens para o mercado de trabalho", encerou.