Equipes da Seduc e do Instituto Unibanco discutem ações para implementação do Circuito de Gestão 2019

A parceria entre o Governo de Goiás e o Instituto Unibanco (IU) está cada vez mais sólida. Na sexta-feira (10/5), foi realizada uma reunião de avaliação e definição de ações entre representantes do IU e equipes de diversas Superintendências da Secretaria Estadual da Educação.

O encontro também permitiu uma grande análise sobre a implementação do plano de metas que será apresentado ao governador Ronaldo Caiado, ainda no mês de maio, para ser referendado por ele.

Um dos pontos destacados durante a reunião foi de que o Estado de Goiás é pioneiro na parceria com o Instituto Unibanco, sendo palco de reuniões regulares para discutir e planejar as ações em prol da melhoria do ensino público.

Outra questão ressaltada durante o encontro foi o compromisso que o Estado de Goiás assumiu no sentido de tornar o Circuito de Gestão uma ferramenta eficaz na promoção da aprendizagem significativa entre os estudantes.

Metas e objetivos
Uma das palestrantes do encontro, a superintendente Pedagógica da Seduc, Rita de Cássia Ferreira, frisou a necessidade de integração e união entre todos os responsáveis pela elaboração e execução das metas. “ O Instituto Unibanco fornece formação aos coordenadores que, por sua vez, são responsáveis pela implementação do método de gestão escolar com foco na aprendizagem”.

Para Osvany Gundim, superintende de Ensino Médio, a Secretaria tem um papel muito importante ao assumir o compromisso de ser o fio condutor da educação, motivando a participação dos alunos e demais integrantes da comunidade escolar.

O superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças, Etel de Souza Júnior, considerou ser necessário olhar para as diferenças de cada região do Estado ao se fazer uma análise educacional sobre indicadores como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e SAEGO (Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás). “Não podemos tratar essa questão somente como macro, como habitualmente acontece no Brasil”, acrescentou.

Particularidades
Os representantes do Instituto Unibanco reforçaram que já fazem esse acompanhamento e que no Estado de Goiás esse trabalho é realizado já respeitando as particularidades regionais. Ainda no mês de maio, o Governo de Goiás assinará a parceria com o Instituto Unibanco, que já vem tralhando na formação dos novos Coordenadores Regionais e das equipes dos DNPs (Departamentos de Núcleos Pedagógicos).

A expectativa da secretária Fátima Gavioli é de que esse trabalho vai gerar muitos frutos em Goiás e que o Circuito de Gestão colaborará ainda mais para colocar a educação goiana em outro patamar. Para isso, segundo ela, a correção de algumas desigualdades e o compromisso direto com o aluno são duas questões primordiais que nortearão o trabalho da atual gestão.