Bullying, Aconteceu Comigo será apresentado no Teatro Goiânia
- Detalhes
O Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter apresenta o espetáculo Bullying, Aconteceu Comigo, na terça-feira, 14 de maio. O evento será realizado em comemoração à 300ª apresentação da peça, que desde 2001 já foi assistida por mais de 50 mil pessoas na capital goiana e interior do Estado. A apresentação ocorrerá no Teatro Goiânia às 07h30 e será seguida do III Seminário de Combate ao Bullyng: Respeitando as Diferenças e Celebrando a Igualdade.
O
espetáculo e o Seminário contarão com convidados especiais, como a Secretária
de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, o Secretário de Estado da
Cultura de Goiás, Edival Lourenço, o Deputado Estadual Virmondes Cruvinel, o
Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e da Educação
– Ministério Público – GO, Rafael Machado de Oliveira, o Superintendente de
Transparência da Controladoria Geral do Estado, Diego Ramalho Freitas, além do
Diretor do Instituto Gustav Ritter/SEDUC, Edmar Carneiro.
O objetivo do evento é abordar conceitos e preconceitos, produzir reflexões interessantes acerca das inúmeras formas de agressões verbais, físicas, psicológicas e virtuais (cyberbullying) que acontecem cotidianamente no nosso convívio e principalmente dentro da escola, contra aqueles que têm cor de pele, cabelo, corpo, condição econômica, inteligência, sotaque, orientação religiosa, orientação sexual, etc, que divergem dos padrões instituídos pela nossa sociedade.
A peça apresenta linguagem simples e acessível, mas instiga os espectadores a refletir, tanto sobre as ações e brincadeiras de “quem pratica o Bullying”, mas principalmente acerca de “quem sofre o Bullying” e do quanto essas pessoas se sentem menosprezadas e excluídas. Combater essas práticas de violência dentro do ambiente escolar é fundamental, mas o combate só será efetivado se houver conscientização sobre o fato de que “brincadeiras, apelidos, zoações e agressões” são crimes que ferem a dignidade humana. Assim, o objetivo principal é refletir que não somos todos iguais, mas que todos merecem ser respeitados na sua individualidade.
A Cia. de Teatro Gustav Ritter é composta
por professores, alunos e estagiários do Núcleo de Teatro do Instituto de
Educação em Artes Gustav Ritter, unidade da Secretaria de Educação de Goiás
(Seduc).