Ações da Educação para os 10 municípios mais vulneráveis de Goiás é tema de reunião entre Seduc e Unesco
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Fátima Gavioli e Lorena Carvalho conversaram nesta terça-feira (23) sobre projeto de Alfabetização de Adultos e de Educação Integral a serem implementados nestes municípios
Dando continuidade aos trabalhos para a implantação de ações da Educação efetivas para os dez municípios de Goiás de maior vulnerabilidade no Índice Multidimensional de Carência das Famílias (IMCF), a secretária Fátima Gavioli e a oficial de Projetos/Setor Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Lorena Carvalho, conversaram por meio de videoconferência na tarde desta terça-feira (23/4).
Dois projetos, um para a Alfabetização de Adultos e outro para a Educação Integral nas escolas estaduais do Nordeste goiano onde estão esses municípios, começam a ser desenhados pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) e a representação da Unesco no Brasil. Também participaram da reunião superintendentes, chefes de núcleo e gerentes da Seduc.
Rede
Na reunião, o consenso apontou três grandes norteadores para estas ações da Educação nos municípios de pior IMCF: o conceito da equidade, o respeito às especificidades de cada localidade e a necessária parceria entre governos, instituições e sociedade.
A Seduc, juntamente com a Unesco, estará à frente dos projetos de Alfabetização de Adultos e de Educação Integral considerando esse tripé fundamental para a melhoria do acesso à escolarização e da aprendizagem das crianças, jovens, adultos e idosos desses municípios.
O Governo do Estado, neste sentido, realizou em março passado, um encontro com importantes parceiros da Educação com o objetivo de, a partir de uma rede colaborativa, definir, estabelecer e implementar o que for necessário para assegurar benefícios perenes às pessoas destas 10 cidades.