Seduc e Instituto Ayrton Senna discutem planos de atuação nos dez municípios goianos com maior índice de vulnerabilidade
- Detalhes
Com
o objetivo de traçar ações conjuntas de combate à evasão escolar, correção das distorções
idade/série e ainda reforçar o trabalho de alfabetização de adultos nas escolas
da região compreendida pelos dez municípios com maiores índices de vulnerabilidade
social do Estado, a secretária Fátima Gavioli participou nesta quinta-feira
(4/4) de uma videoconferência com dois integrantes da diretoria de Educação do
Instituto Ayrton Senna (IAS): Carlos Henrique Cibella
e Carolina Der.
Além da secretária, também participaram a superintendente de
Inclusão, Márcia Rocha Antunes; a chefe do Núcleo de Apoio Técnico e
Monitoramento Escolar, Gislainy Jorge Mesquita e a gerente de Avaliação da Rede
Escolar, Márcia Carvalho.
Antes de conversarem sobre a possibilidade de parceria, Fátima Gavioli
contextualizou explicando aos representantes do IAS que os dez municípios que
exigem um apoio urgente do Estado, em diferentes áreas, fazem parte do Nordeste
goiano e que a fragilidade socioeconômica da região foi detectada a partir de informações
compiladas pelo Instituto Mauro Borges (IMB), responsável pelos dados que
compõem o Índice Multidimensional de Carência das Famílias de Goiás (IMCF).
Políticas Sociais
A secretária destacou que dar assistência à população da região é
uma das prioridades do Governo de Goiás e que esse trabalho tem à frente o Gabinete
de Políticas Sociais, coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado. Ela também
frisou
que os municípios em questão possuem um grande número de adultos analfabetos e de
alunos que desistiram da escola. “E os que permaneceram, apresentam índices de
aprendizagem muito baixos. Então, o que nós queremos do Instituto é apoio para o
diagnóstico, para a alfabetização de adultos, além de ações com foco na correção
do fluxo escolar, distorção idade/série, combate à evasão escolar e para a
formação de professores”, destacou ela.
A
superintendente de Inclusão, Márcia Rocha, afirmou que nas escolas estaduais
dos dez municípios existem hoje mais de 500 alunos com distorção idade/série e lembrou
que programas como o ‘Se Liga’ e ‘Acelera’, do Instituto Ayrton Senna, são
ações que podem ser implantadas na região para a correção de fluxo. “Nós não
conhecemos um parceiro com maior competência técnica do que o IAS para realizar
esse trabalho”, frisou.
Interesse na parceria
Carlos
Henrique Cibella informou que a equipe vai estudar o
cenário apresentado para estabelecer um plano de atuação. Uma nova videoconferência
ficou agendada para a próxima segunda-feira (8/4), quando serão aprofundadas as
discussões sobre o trabalho colaborativo.
A
opinião de Carlos Henrique é de que os dez municípios goianos expõem uma
realidade que realmente exige a união de forças e destacou ser muito importante
trabalhar para o fortalecimento da gestão desses municípios, envolvendo todos
os prefeitos nesse processo.
Por
fim, ele acrescentou que há um grande interesse do IAS na realização de um
trabalho em conjunto com a Seduc em prol da melhoria dos índices educacionais nos
dez municípios goianos e, em especial, porque Goiás foi um dos primeiros
parceiros do Instituto na área da educação.