Seduc e Instituto Ayrton Senna discutem planos de atuação nos dez municípios goianos com maior índice de vulnerabilidade

Detalhes

Com

o objetivo de traçar ações conjuntas de combate à evasão escolar, correção das distorções

idade/série e ainda reforçar o trabalho de alfabetização de adultos nas escolas

da região compreendida pelos dez municípios com maiores índices de vulnerabilidade

social do Estado, a secretária Fátima Gavioli participou nesta quinta-feira

(4/4) de uma videoconferência com dois integrantes da diretoria de Educação do

Instituto Ayrton Senna (IAS): Carlos Henrique Cibella

e Carolina Der.

Além da secretária, também participaram a superintendente de

Inclusão, Márcia Rocha Antunes; a chefe do Núcleo de Apoio Técnico e

Monitoramento Escolar, Gislainy Jorge Mesquita e a gerente de Avaliação da Rede

Escolar, Márcia Carvalho.

Antes de conversarem sobre a possibilidade de parceria, Fátima Gavioli

contextualizou explicando aos representantes do IAS que os dez municípios que

exigem um apoio urgente do Estado, em diferentes áreas, fazem parte do Nordeste

goiano e que a fragilidade socioeconômica da região foi detectada a partir de informações

compiladas pelo Instituto Mauro Borges (IMB), responsável pelos dados que

compõem o Índice Multidimensional de Carência das Famílias de Goiás (IMCF).

Políticas Sociais

A secretária destacou que dar assistência à população da região é

uma das prioridades do Governo de Goiás e que esse trabalho tem à frente o Gabinete

de Políticas Sociais, coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado. Ela também

frisou

que os municípios em questão possuem um grande número de adultos analfabetos e de

alunos que desistiram da escola. “E os que permaneceram, apresentam índices de

aprendizagem muito baixos. Então, o que nós queremos do Instituto é apoio para o

diagnóstico, para a alfabetização de adultos, além de ações com foco na correção

do fluxo escolar, distorção idade/série, combate à evasão escolar e para a

formação de professores”, destacou ela.  

A

superintendente de Inclusão, Márcia Rocha, afirmou que nas escolas estaduais

dos dez municípios existem hoje mais de 500 alunos com distorção idade/série e lembrou

que programas como o ‘Se Liga’ e ‘Acelera’, do Instituto Ayrton Senna, são

ações que podem ser implantadas na região para a correção de fluxo. “Nós não

conhecemos um parceiro com maior competência técnica do que o IAS para realizar

esse trabalho”, frisou.

Interesse na parceria

Carlos

Henrique Cibella informou que a equipe vai estudar o

cenário apresentado para estabelecer um plano de atuação. Uma nova videoconferência

ficou agendada para a próxima segunda-feira (8/4), quando serão aprofundadas as

discussões sobre o trabalho colaborativo.

A

opinião de Carlos Henrique é de que os dez municípios goianos expõem uma

realidade que realmente exige a união de forças e destacou ser muito importante

trabalhar para o fortalecimento da gestão desses municípios, envolvendo todos

os prefeitos nesse processo.

Por

fim, ele acrescentou que há um grande interesse do IAS na realização de um

trabalho em conjunto com a Seduc em prol da melhoria dos índices educacionais nos

dez municípios goianos e, em especial, porque Goiás foi um dos primeiros

parceiros do Instituto na área da educação.

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