Governo de Goiás entrega computadores para alunos de Ceres, no aniversário da cidade

Foram entregues 390 chromebooks para estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual em Ceres; Ronaldo Caiado também assinou ordem de serviço para obra de R$ 500 mil em colégio estadual e inaugurou reforma da CRE

Em evento de comemoração do Aniversário de Ceres, neste sábado (4/9), o Governo de Goiás entregou mais 390 chromebooks a estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual. Desta vez, foram beneficiados os alunos matriculados em escolas estaduais de Ceres, que completa hoje 68 anos de emancipação política.

Durante o evento, o governador Ronaldo Caiado também assinou ordem de serviço de R$ 500 mil para reforma e ampliação do Colégio Estadual Virgílio do Vale e inaugurou a reforma da sede da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Ceres, que teve investimentos de R$ 176 mil.

O encontro foi realizado na Praça Cívica da cidade, e contou com a presença do vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota; do prefeito de Ceres, Edmário Barbosa; prefeitos, deputados estaduais e federais, vereadores, servidores da Educação, estudantes e outros munícipes.

A entrega dos chromebooks teve início no dia 12 de agosto, Dia do Estudante, e atenderá todos os 60 mil alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, com investimento total de R$ 144 milhões.

Por meio da assinatura de um termo de cessão de uso, os alunos poderão levar os computadores para casa e utilizá-los para estudar e participar das aulas remotas. No final do ano letivo, os estudantes vão devolver os chromebooks para atender outros alunos no próximo ano.

Reforma e investimentos no colégio de Ceres

Segundo a gestora do Colégio Estadual Virgílio do Vale, Márcia Faria, a obra que será iniciada na unidade de Ceres terá foco na reforma da quadra de esportes, que já é coberta, e na construção de um laboratório de Ciências, uma Biblioteca e um novo depósito. A escola já passou por duas pequenas reformas desde o final de 2019, dentro do programa Reformar, e recebeu R$ 157 mil para comprar equipamentos, no programa Equipar, em outubro de 2020.

“A gente nunca teve um governador para olhar tanto para a Educação como o Ronaldo Caiado. A gente já adquiriu todos os equipamentos tecnológicos, reformou a cozinha… os utensílios de cozinha foram todos trocados, os pratos e as canecas também”, contou a gestora, que está à frente da escola que atende 357 estudantes de Ensino Fundamental/anos finais, Ensino Médio, EJATec e EJA prisional.

Depoimento de estudantes sobre o chromebook

Dois estudantes do colégio, Maycon Robert e Gabriel Pinheiro, ambos da 3ª série do Ensino Médio, ficaram surpresos com a entrega dos chromebooks.

“Nunca imaginei receber isso. Acho que foi uma evolução muito grande, ainda mais neste ano que a gente precisa fazer o Enem. Vai ser uma ferramenta fundamental para o Ensino Médio. Acho que a 3ª série é só o começo e devem aumentar para o Ensino Médio inteiro”, compartilhou Gabriel. Com 17 anos, ele pretende ingressar na universidade no ano que vem na área das engenharias.

Maycon Robert também não esperava pelo computador adquirido pelo Governo de Goiás e cedido aos estudantes: “Ainda mais em ano de pandemia, eu pensei que o governo não iria liberar verba, porque já teria que investir em outras áreas”.

Feliz pelo investimento na Educação, ele afirmou que os chromebooks vão ajudar muito nas aulas remotas. “Já que está meio difícil no presencial, acho que o virtual vai ser a melhor opção”, considerou o estudante, também de 17 anos, que sonha em cursar Odontologia.

Entrega de dispositivo de visão artifical

Durante o evento, o governador também entregou mais um dispositivo portátil de visão artifical OrCam MyEye a um estudante deficiente visual da rede estadual, matriculado em Rianápolis. Thayrone se emocionou com o recebimento do aparelho, que faz reconhecimento facial, reconhecimento de objetivos e leituras de texto por áudio.

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende a meta 21 do Plano Estadual de Educação (PEE)