Superintendência de Ensino Fundamental apresenta projetos para 2019
- Detalhes
Projetos têm objetivo de atingir a Meta 2 do Plano Estadual de Educação
Em reunião realizada nesta sexta-feira (29), a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, conheceu os projetos da Superintendência de Ensino Fundamental para o setor. A superintendente da área, Gisele Faria, e a gerente, Carla Bernardes, apresentaram os projetos elaborados e o plano de ação para atingir a Meta 2 do Plano Estadual de Educação (PEE). A Meta 2 fala sobre universalizar o ensino fundamental para toda população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada com proficiência de aprendizagem. Essa meta deve ser atingida até o último ano de vigência do PEE, que é 2025.
Os projetos foram elaborados pela própria Superintendência a partir de dados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego). São eles: Projeto Saberes, que tem como objetivo elevar os níveis dos resultados de aprendizagens dos alunos (proficiência); Projeto Alfabetiza Goiás, que desenvolve ações pedagógicas no combate às condições que favorecem o analfabetismo; Projeto Aprender para Avançar, que vai elaborar ações pontuais para uma proposta pedagógica eficaz na recuperação de aprendizagem dos alunos com distorção idade/ano, diminuindo taxas de reprovação e abandono; e Projeto Pertenço à Escola: Tô Dentro!, que pretende desenvolver um conjunto de ações específicas e eficazes voltadas para o combate à evasão no Ensino Fundamental.
Carla Bernardes destacou que todas as ações estão em conformidade com os projetos e programas federais, que são Novo Mais Educação (PNME), Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), Programa Mais Alfabetização (PMALFA) e Escola do Adolescentes (PEA).
Para a execução dos projetos, a Superintendência traçou eixos norteadores, que são produção de material, formação, acompanhamento e monitoramento e, por fim, regime de colaboração. Gisele destacou que os eixos são importantes para implantar as estratégias e os projetos com a finalidade de cumprir a Meta 2. "Cada eixo tem uma série de propostas que viabilizarão a execução plena dos projetos expostos", explicou.