Para garantir maior transparência, Seduc implanta nova metodologia em seus processos seletivos

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Com o objetivo de garantir maior licitude aos processos seletivos simplificados (PSSs) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) está implantando na rede pública estadual um projeto piloto para averiguação dos documentos comprobatórios de escolaridade e de experiência profissional.

O projeto piloto, que começou a ser colocado em prática pela Coordenação Regional de Educação de Goiânia com o chamamento dos primeiros 100 professores inscritos no PSS 009/2018, foi apresentado na terça-feira da semana passada (19/3) aos novos coordenadores regionais de Educação, durante encontro de formação.

Manoel Eloy, gerente de Análise e Concessão de Direitos e

Vantagens da Seduc, explica que a mudança foi proposta pelo novo

superintendente de Gestão de Pessoas, Giordani Lima, para que os PSSs da Seduc

possam ganhar maior transparência e licitude. 

Especificamente em relação aos professores, Eloy destaca que

o maior rigor na análise da documentação e na comprovação de experiência

evitará que um profissional não habilitado possa assumir a sala de aula no

lugar de um mais preparado.

“Por determinação da secretária Fátima Gavioli, estamos buscando para a rede pública estadual profissionais cada vez mais capacitados para a função de professor porque isso tem uma relação direta com a eficácia do processo ensino-aprendizagem”, explica ele.

Metodologia

De acordo com Manoel Eloy, após verificada a veracidade da documentação e da experiência profissional, os professores aprovados no PSS assinarão um termo de dedicação integral e de não acúmulo de cargo público em todas as esferas, conforme exigência do edital.

O gerente afirma que a nova metodologia já foi adotada no PSS 009/2018, que convocou 100 professores para Goiânia. “Desses 100 que convocamos nos dias 12 e 13 de março, 64 apresentaram os documentos e 60 foram considerados aptos”, informa o gerente.

Para os candidatos inscritos no PSS 010/2018, que está selecionando candidatos para o cargo de apoio administrativo, Manoel Eloy informa que a documentação será avaliada pelas Coordenações Regionais correspondentes à cidade onde foi disponibilizada a vaga.

Dentro dessa proposta inovadora, Manoel Eloy ressalta ainda que foi criada uma comissão específica na Seduc para coordenar todos os Processos Seletivos Simplificados. A comissão tem como presidente Manoel Eloy; vice-presidente, Jurisleya Pinheiro de Melo Bernardo Lobo (gerente de Avaliação e Desempenho) e secretária, Ádima Rocha Abreu (gerente de Capacitação e Formação).

Superintendente de Gestão de Pessoas da Seduc, Giordani Lima reforça que as novas regras foram estabelecidas com o intuito de prevenir possíveis irregularidades nos processos seletivos realizados pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás a partir desta gestão.